Educação

Colégio Farroupilha comemora 130 anos com eventos na Capital

Baile jantar, evento para professores e corrida estão entre as atividades da programação

20/03/2016 - 20h10min | Atualizada em 20/03/2016 - 20h10min
Colégio Farroupilha comemora 130 anos com eventos na Capital Divulgação/Colégio Farroupilha
Foto: Divulgação / Colégio Farroupilha  

Pode-se dizer que a trajetória do Colégio Farroupilha caminhou junto com a história da educação no Estado. São 130 anos, completados nesta segunda-feira, atuando na formação de estudantes em Porto Alegre. Pioneira na Educação Infantil, a instituição foi uma das primeiras a oferecer jardim da infância no país, além de ter sido uma das precursoras em adotar o ecumenismo nas aulas de religião, abordando variadas crenças.

Mais notório pesquisador da história da Capital, Sérgio da Costa Franco relata que o Farroupilha tem suas origens em 1886, com a criação da Escola de Meninos – na época, conhecida como Knabenschule des Deutschen Hilfsverein (Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã, entidade idealizada para dar auxílio aos imigrantes alemães e a seus descendentes).

Leia mais:
Colégio Farroupilha é destaque no Prêmio Sinepe/RS 2015
Alunos do colégio Farroupilha lançam intervenções cidadãs nas ruas

A Escola de Meninas passou a funcionar em 1904, trazendo para Porto Alegre a Educação Infantil. Somente em 1929, as duas instituições foram unidas – outra inovação para aquele período.

– A Associação Beneficente Alemã estimulou o desenvolvimento da instituição, levando-ade uma pequena aula de 70 alunos ao grande colégio que é hoje – diz o historiador.

Atualmente, o Farroupilha tem cerca de 2,8 mil alunos nas unidades Três Figueiras e Correia Lima. Essa última, com 350 estudantes, é uma escola destinada a famílias de baixa renda, onde os alunos podem cursar o Ensino Fundamental com bolsas integrais no bairro Santa Tereza.

– O Farroupilha vem se modernizando ao longo de sua trajetória. Nunca paramos no tempo. A escola sempre investiu muito e, talvez por isso, hoje seja um case de sucesso e de responsabilidade social – ressalta a diretora pedagógica da instituição, Marícia Ferri.

Leia mais notícias sobre educação

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.