Educação

Desempenho dos estudantes do Ensino Médio em matemática piora e é o mais baixo desde 2005 

Resultados fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

08/09/2016 - 11h14min | Atualizada em 08/09/2016 - 12h52min
Desempenho dos estudantes do Ensino Médio em matemática piora e é o mais baixo desde 2005  Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros em matemática não só está abaixo do adequado como piorou na última década. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo na manhã desta quinta-feira.

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Segundo os indicadores, em 2015, a nota média dos alunos do Ensino Médio na disciplina foi de 267, enquanto o índice adequado é considerado 350. É o nível mais baixo desde 2005, início da série história do Saeb. Em 2013, o resultado foi de 270, o que aponta duas quedas consecutivas. Essas médias significam, segundo a escala de proficiência do Saeb, que os estudantes não seriam capazes de fazer operações simples de probabilidade.

Os resultados das provas  junto com as taxas de fluxo — reprovação e evasão — que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) devem ser anunciados na íntegra no começo da tarde desta quinta-feira pelo Ministério da Educação. O Ideb é calculado a cada dois anos juntando as médias do Brasil, Estados, municípios e por escola.

Em português, a nota média dos estudantes flutuou — de 264 para 267 —, o que indica uma estagnação. O índice adequado para esta etapa da disciplina é de 300, já que, abaixo disso, os jovens mostrariam incapacidade de compreender informações explícitas em textos mais poéticos e complexos, segundo o critério do Movimento Todos Pela Educação. 

Em compensação, os alunos brasileiros do Ensino Fundamental tiveram melhor desempenho nas duas disciplinas nos dois ciclos. O avanço maior foi dos estudantes do 5º ano.

Participaram da avaliação dos índices de 2015 todas as escolas públicas com ao menos 20 estudantes nos 5º e 9º anos. A aplicação no Ensino Médio é feita por amostragem.

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