Educação

Desempenho em matemática e leitura cresce em todos os níveis do Ensino Fundamental no Brasil

Pela primeira vez desde a série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica,  índice de português de alunos até o 5º ano é acima do adequado

08/09/2016 - 11h20min | Atualizada em 08/09/2016 - 13h59min
Desempenho em matemática e leitura cresce em todos os níveis do Ensino Fundamental no Brasil Anderson Fetter/Agencia RBS
Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

Os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental tiveram o melhor desempenho já registrado na disciplina de português no último resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas realizadas para medir esses níveis são de leitura. Participaram da avaliação de 2015 todas as escolas públicas com ao menos 20 estudantes nos 5º e 9º anos.

Leia mais: 
Desempenho dos estudantes do ensino médio em matemática piora e é o mais baixo desde 2005 

É a primeira vez, desde 2007, que os índices de aprendizado do Ensino Fundamental 1 (até o 5º ano) apontam resultados satisfatórios para a disciplina de português. A nota média ficou em 208 — a anterior, de 2013, era de 196. O número considerado adequado é de 200. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo na manhã desta quinta-feira.

Os resultados das provas  junto com as taxas de fluxo — reprovação e evasão — que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) devem ser anunciados na íntegra no começo da tarde desta quinta-feira pelo Ministério da Educação. O Ideb é calculado a cada dois anos juntando as médias do Brasil, Estados, municípios e por escola.

O Ensino Fundamental 2 (até 0 9ºano) também teve uma melhora, mas, ainda assim, teve nota abaixo do nível adequado para a disciplina. Em 2015, o índice aponta nota média de 252, sendo que a anterior era de 246. A média considerada adequada é de 275. 

Esse resultado indicaria que os estudantes brasileiros do 9º ano não teriam a competência para inferir efeitos de ironia ou humor em narrativas curtas ou resolver questões de matemática com apoio de recursos gráficos, envolvendo noções de porcentagem.

Na disciplina de matemática, houve um aumento gradativo dos resultados para todos os alunos até o 9º ano (Ensino Fundamental 1 e 2), porém, os índices ainda ficam abaixo dos considerados adequados. Para o Ensino Fundamental 1, a nota ficou em 219, sendo que o adequado é de 225. No Ensino Fundamental 2, a média é de 256, e o nível adequado, 300. 

Leia as últimas notícias de educação


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.