Ideias conjuntas

Projeto Juntos busca parcerias inovadoras para a educação

Iniciativa será lançada nesta quinta-feira no TecnoPUC

08/09/2016 - 04h06min | Atualizada em 08/09/2016 - 04h06min
Projeto Juntos busca parcerias inovadoras para a educação Daniel Conzi/Agencia RBS
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

Será lançado nesta quinta-feira no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPUC), em Porto Alegre, o projeto Juntos. O evento, organizado pela ONG Labi, reunirá empreendedores, acadêmicos, especialistas e representantes governamentais em uma rodada de palestras sobre inovação educacional. Uma das palestrantes convidadas é a ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, ex-diretora global de Educação do Banco Mundial e atual professora visitante de Harvard Claudia Costin. 

Crianças deveriam receber lição de casa? Talvez não, dizem especialistas
Filme retrata projetos para resgatar a infância em áreas violentas

De acordo com Rafael Parente, diretor do Labi e doutor em educação internacional, o Projeto Juntos nasce com o propósito de fazer a conexão e estabelecer parcerias entre grupos capazes de criar e disseminar soluções inovadoras para a educação. 

 – No Brasil, temos um problema extremamente grave de qualidade e equidade na educação. Em todas as nossas avaliações oficiais, os resultados são sempre bastante preocupantes. Se a gente conseguir criar o diálogo entre esses agentes e fazer com quem eles conversem, criem e atuem em conjunto, acreditamos que vamos conseguir acelerar a transformação positiva educacional. A gente quer gerar um movimento – afirma Parente.

A agenda de atividades do projeto deve ser planejada durante o encontro de hoje, mas algumas ações já estão previstas. Segundo Parente, até o início de 2017, serão lançados mapeamentos dos negócios sociais voltados para a educação no Rio Grande do Sul e dos principais problemas enfrentados pelas redes municipal e estadual de Educação. 

– Identificamos que existem muitas ações inovadoras, mas elas estão separadas e são em níveis diferentes. Tem professores inovando em algumas escola, diretores inovando em outras, empreendedores em outros espaços. A ideia, neste evento, é que todas essas iniciativas consigam se enxergar, se reconhecer e identificar pontos em comum, e que a gente consiga montar este mapa para que elas possam se ajudar – explica o gestor jurídico da Secretaria de Educação de Porto Alegre Paulo Renato Ardenhi, um dos braços do projeto na Capital.

A iniciativa deve se estender para o restante do Brasil – o Rio de Janeiro será o próximo Estado a receber o encontro, no ano que vem.O Projeto Juntos tem parceria da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), do Grupo Tellus, do TecnoPUC, do Instituto Natura e da Fundação Telefônica Vivo.

SERVIÇO
Lançamento Projeto Juntos
Quando:
nesta quinta-feira, das 8h30min às 13h
Onde: auditório do Global TecnoPUC (Avenida Ipiranga, 6.681, Porto Alegre)
As vagas estão esgotadas.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.