Educação

Terceira missão de Logus trata de cidadania

Chamada de Polis, etapa propõe que cada equipe faça um projeto para solucionar um problema da comunidade escolar

14/09/2016 - 04h04min | Atualizada em 14/09/2016 - 04h04min
Terceira missão de Logus trata de cidadania logusasaga.com.br/Reprodução
Foto: logusasaga.com.br / Reprodução

Buscando formar aprendizados de cidadania e política, o game Logus – A Saga do Conhecimento chega a sua terceira missão. Chamada de Polis, a etapa que se inicia hoje propõe que cada equipe faça um projeto que poderá ser direcionado ao Executivo ou ao Legislativo para solucionar um problema prioritário levantado pela comunidade escolar. A partir da experiência, a ideia é criar uma história em quadrinhos mostrando o processo democrático vivenciado.

Leia mais:
Segunda edição do projeto Logus está com inscrições abertas
Metas da ONU são desafio para alunos em primeira missão de Logus

As equipes conhecerão como funciona a política no Brasil por meio das três esferas de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário. As informações estarão no passo a passo da missão na plataforma Logus. Em seguida, os grupos aprenderão os meios constitucionais para que um cidadão influencie leis e políticas públicas e escolherão dois principais problemas que afetam a comunidade escolar. Depois, vão apresentá-los ao maior número de pessoas: colegas, outras turmas, funcionários das escolas, familiares, comerciantes e moradores da região.

Com o problema prioritário identificado, as equipes deverão pensar em uma solução que ajude a liquidá-lo. A solução precisará ser exequível e as equipes devem indicar se compete encaminhá-la à prefeitura ou à Câmara de Vereadores. Por fim, terão de criar estratégias de como mobilizar a opinião pública e chamar a atenção dos governantes para a causa.

– Saber como funciona o processo democrático é fundamental para o cidadão, não só na política como na vida, porque ensina sobre respeito, tolerância e atitude. Quanto antes começar, melhor, e é essa a proposta da nova missão de Logus – destaca a gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel.


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.