Enem 2016

Artes e educação física podem ajudar a garantir mais pontos no boletim de desempenho do Enem

Assuntos explorados nas redes sociais podem chegar a questões como as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, enquanto perguntas de Física e Sociologia ganham relevância na prova de Ciências Humanas

Por: Rossana Silva - Especial
18/10/2016 - 06h05min | Atualizada em 18/10/2016 - 06h05min
Artes e educação física podem ajudar a garantir mais pontos no boletim de desempenho do Enem Tadeu Vilani/Agencia RBS
Enem busca fazer paralelos mais amplos do que os processos seletivos convencionais Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Ao abrir os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante estará frente a frente com questões que, muitas vezes, não são comuns no modelo tradicional de vestibular. Desde perguntas como as que envolvem artes e educação física, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, até as que cobram conhecimentos de sociologia e filosofia, na prova de Ciências Humanas, matérias consideradas secundárias pelos alunos têm peso importante na avaliação elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como o exame busca fazer paralelos mais amplos do que os processos seletivos convencionais, não estranhe se assuntos que você não está acostumado a relacionar aparecerem entrelaçados na prova. É o caráter interdisciplinar do Enem.

Leia mais:
Enem concentra prova de Humanas em temas sociais
Confira a cartilha de Redação do Enem 2016

Aumenta o uso do nome social por travestis e transexuais no Enem 2016

— Disciplinas como educação Física e artes costumam ser deixadas de lado pelos alunos. E em outras, como sociologia e filosofia, eles dão uma pincelada rápida, porque pensam que é fácil de entender. O estudante tem de levar em conta que o conteúdo vai aparecer pulverizado nas provas e é fundamental para um bom desempenho — explica a coordenadora da sala de estudos da Tutores, do Rio, Patrícia Vieira Bastos.

Veja como um estudo profundo de questões das provas passadas e até um olhar atento ao que circula pelas redes sociais pode fazer a diferença no momento de assinalar a alternativa correta em questões destas matérias.

Da timeline para o caderno do Enem

Em 2010, a artista Marina Abramovic realizou a exposição A artista está presente no MoMA, em Nova York. Cinco anos depois, a performance foi o tema da questão 109 da última edição do Enem. Nos últimos anos, fragmentos do documentário homônimo sobre a exposição de Abramovic tiveram milhares de compartilhamentos nas redes sociais. Da timeline para o caderno de questões do Enem, marcar a alternativa correta exige que o aluno saiba reconhecer intertextualidades como as existentes entre literatura, artes, música, cinema e outras áreas do conhecimento.

— Boa parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias vem do dia a dia, do conhecimento que surge até das redes sociais, dos principais portais de notícias e até mesmo dos telejornais — explica o professor de Literatura Marcos Bondan, do Universitário.

A dica dos professores é que os alunos aproveitem os últimos dias de estudo para realizar um mapeamento de tudo o que foi cobrado nos últimos anos em temas como artes e educação física, da prova de linguaguens, assim como sociologia e filosofia, que podem aparecer de maneira interdisciplinar e cuja relevância cresceu na prova de 2015.

— A revisão é fundamental para esses conteúdos. Se antes o aluno poderia chegar a uma assertiva de uma questão através da interpretação correta de um texto, hoje cada vez mais são cobrados conteúdos de forma detalhada, com nível mais aprofundado e de forma interdisciplinar — explica a coordenadora da sala de estudos da Tutores, do Rio, Patrícia Vieira Bastos.

Veja nos quadros informações e dicas para alavancar o desempenho nestas disciplinas.

Educação Física

¿ A prova exige que o candidato compreenda a prática dos exercícios físicos como forma de melhorar a qualidade de vida e saúde.

¿ Mais do que frequentar uma academia ou praticar esporte, o candidato deve estar atento aos conceitos teóricos da disciplina e aos conceitos de luta, jogos, brincadeiras, ginástica e até mesmo ao percentual de gordura e avaliação física.

¿ Também são abordados exercícios sobre flexibilidade e resistência, como a dança.

Artes

¿ Nestas questões, os estudantes devem saber reconhecer diferentes funções da arte e a produção dos artistas em seus diversos meios culturais.

¿ As perguntas também pedem que o candidato saiba associar obras de arte com o contexto histórico, além de conhecer as principais vanguardas artísticas.

¿ O renascentista Leonardo da Vinci, o cubista Pablo Picasso ou o surrealista Salvador Dalí são indispensáveis e têm sido recorrentes na prova.

Filosofia

¿ As questões estabelecem vínculos com a realidade e estão relacionadas à reflexão sobre formas de governo e estruturas de organização social.

¿ Autores clássicos como Platão e Aristóteles são os mais mencionados nas perguntas.

¿ São recorrentes temas como moral e ética, política, razão e fé.

Sociologia

¿ É abordada em conteúdos específicos e técnicos e em questões formativas, exigindo que o estudante faça uma leitura crítica da sociedade.

¿ São cobrados conceitos como os de fato social, política, contrato social, estado de sociedade e ação social.

¿ Sociólogos clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim são recorrentes nas questões.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.