Serviço da prova

Veja tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2016

Confira data, horários, conteúdo e todas as informações para quem está inscrito para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio no início de novembro

Por: Rossana Silva - Especial
18/10/2016 - 11h13min | Atualizada em 18/10/2016 - 11h13min
Veja tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2016 Startup Stock Photos/Divulgação
Este ano, os estudantes terão de registrar as digitais na confirmação da presença. Foto: Startup Stock Photos / Divulgação

Está inscrito para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2016? Veja data e horário das provas, o que levar e o que você não pode fazer para ser desclassificado, entre outras informações úteis para se preparar antes do exame. Outras dúvidas podem ser tiradas diretamente no site doInep.

DATA
5 de novembro (sábado)

Ciências Humanas e suas Tecnologias
A prova abrange história, geografia, filosofia e sociologia. Concentra os temas relacionados a atualidades, além de exigir do estudante um conhecimento ligado a políticas públicas, conflitos sociais e direitos humanos.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Reúne as questões sobre química, física e biologia. A exemplo das outras áreas, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.

Tempo para a prova: 4h30min

6 de novembro (domingo)

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Aqui entram as questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (com a opção de inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Compreensão de texto é cobrada com ênfase nesta área.

Redação

Matemática e suas Tecnologias
Envolve cálculos, interpretação de gráficos e tabelas, comparação entre números e medidas de grandeza, entre outros. As questões são normalmente mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas.

Tempo para a prova: 5h30min

Horários
¿ Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h.

¿ As provas terão início às 13h30min.

¿ Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.

¿ Os locais de prova serão divulgados nesta terça-feira pelo site enem.inep.gov.br

Novidade
¿ Este ano será usada biometria nos locais de prova.

¿ Os estudantes terão de registrar as digitais na confirmação da presença.

O que levar

¿ É obrigatório apresentar documento original de identificação com foto.

¿ Cédulas de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social e carteira nacional de habilitação com foto são alguns dos documentos aceitos. Tire dúvidas no site do Inep.

¿ Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, pode ser utilizada na prova.

Dica

¿ Faça o trajeto até o local com antecedência e evite atrasos no dia da aplicação.

Resultado

¿ A divulgação do desempenho individual de cada candidato não tem data prevista, mas deve ocorrer na primeira quinzena de janeiro.

¿ Com base na nota obtida no Enem, o estudante poderá garantir a aprovação em processos seletivos do MEC, que devem ser abertos em janeiro: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

¿ Agir com incorreção ou descortesia com quaisquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas.

¿ Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame.

¿ Comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma.

¿ Portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do exame.

¿ Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.

¿ Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização das provas.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.