Enem

Inep tem até 10 de abril para divulgar espelhos de redação do Enem 2016 

Notas dos candidatos foram liberadas no dia 18 de janeiro

16/03/2017 - 09h17min | Atualizada em 04/04/2017 - 14h33min
Inep tem até 10 de abril para divulgar espelhos de redação do Enem 2016  Débora Ely/Agência RBS
Foto: Débora Ely / Agência RBS  

A partir de 10 de abril os candidatos e candidatas que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 terão acesso aos espelhos de redação. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao portal G1 na manhã desta quinta-feira.

Os espelhos são as versões digitalizadas das provas de redação dos candidatos. Junto com os espelhos, o Inep também divulga as justificativas para as notas em cada uma das cinco competências avaliadas no exame. Segundo o Inep, 10 de abril é a data limite, mas a divulgação pode acontecer antes. O Ministério Público Federal (MPF) e o Inep mantêm um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garante que o governo federal divulgue os espelhos de redação até 60 dias após a divulgação das notas do Enem, que foram divulgadas em 18 de janeiro.

Leia mais
Ministro da Educação diz que Enem terá mais mudanças
Educadores avaliam mudanças no Enem anunciadas pelo MEC

Em outubro do ano passado, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que a divulgação dos espelhos não fosse feita simultaneamente ao resultado individual dos candidatos, derrubando resolução do Tribunal Regional Federal  da 4ª Região (TRF-4), que havia determinado a divulgação simultânea após pedido ajuizado pelo MPF.