Ensino e pesquisa

Congresso na UFRGS debaterá crise na democracia 

Compolítica, que ocorrerá de 10 a 12 de maio na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, terá palestras, lançamentos de livros e atividades culturais

05/05/2017 - 20h35min | Atualizada em 05/05/2017 - 20h53min
Congresso na UFRGS debaterá crise na democracia  Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Durante o evento, haverá debates e apresentação de pesquisas sobre comunicação e democracia Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS  

Com o entendimento de que a democracia e sua relação com a mídia, a opinião pública e as instituições precisa ser debatida, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promovem a sétima edição do Compolítica, na Capital.

O congresso, que tem como tema "Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil contemporâneo", ocorre de 10 a 12 de maio, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico). Durante o evento, haverá debates e apresentação de pesquisas sobre comunicação e democracia, sociedade civil, instituições públicas, cultura política, internet, jornalismo e marketing político.

Leia mais
UFRGS lança portal com dados sobre o Guaíba
Em carta a Temer, Papa recusa visita ao Brasil e comenta a crise do país

A conferência de abertura, na quarta-feira (10), será feita por Stephen Coleman, professor de comunicação política na Faculdade de Artes, Humanidades e Cultura da Universidade de Leeds, no Reino Unido. Intitulada "Democratic agency in an age of digital networks", a palestra, por videoconferência, abordará os desafios da democracia contemporânea face aos impactos das mídias digitais.

A programação abrange ainda lançamento de livros e atividades culturais. Mais informações sobre o evento e as inscrições podem ser encontradas no site ufrgs.br/compolitica2017

O EVENTO
O quê:
Congresso "Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil contemporâneo"
Quando: 10 a 12 de maio
Onde: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Rua Ramiro Barcelos, 2705, bairro Santana, em Porto Alegre)
Informações e inscrições: ufrgs.br/compolitica2017

PROGRAMAÇÃO
10/5 (quarta-feira)
10h - Credenciamento
17h - Abertura da Exposição "Memória Ocupa Fabico" (UFRGS)
18h - Cerimônia de abertura
18h15min - Videoconferência de abertura: "Democratic Agency in an Age of Digital Networks" ("O Agir Democrático numa Era de Redes Digitais"), com Stephen Coleman (Leeds University/UK)
19h15min - Mesa "Democracia em crise? Política, mídia e opinião pública", com Fernando Lattman-Weltman (UERJ), Luis Felipe Miguel (UNB) e Maria Helena Weber (UFRGS)

11/5 (quinta-feira)
8h30min - Mesa "Mídia e instituições na atual conjuntura brasileira", com Afonso Albuquerque (UFF), Fernando Azevedo (UFSCAR), Luciana Veiga (UNIRIO) e Rudimar Baldissera (UFRGS)
10h30min - Mesa "Conflitos políticos, mídias e opinião pública", com Arthur Ituassu (PUC- RIO), Paulo Vaz (UFRJ), Vera Chaia(PUCSP) e Zelia Leal Adghirni (UNB)
Das 14h às 18h - Reunião dos grupos de trabalho
20h30min - Lançamento de livros, debate com autores e sessão de autógrafos

12/5 (sexta-feira)
8h30min - Mesa "Internet e os desafios da comunicação política", com Alessandra Aldé (UERJ), Sérgio Braga (UFPR), Sivaldo Pereira (UNB) e Kelly Prudêncio (UFPR)
10h30min - Mesa "Democracia digital: pesquisa e internacionalização", com Emerson Cervi (UFPR), Marco Cepik (UFRGS), Wilson Gomes (UFBA) e Viktor Chagas (UFF)
Das 14h às 18h — Reunião dos grupos de trabalho
18h30min - Assembleia da Associação Compolítica

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.