Capacitação

Gestão em diferentes páginas de livros

Leitura de obras com foco em administração pode ser uma boa ferramenta de desenvolvimento para novos empresários

22/02/2014 | 15h39

Apontada como uma das obras pioneiras sobre o corajoso ato de iniciar um novo negócio, o livro Empreendedorismo, de Robert Hisrich, Michael Peters e Dean Shepherd, foi publicado pela primeira vez em 1986 – no Brasil, em 2004 – e ganhará neste ano sua nona edição. O aval para dizer que o livro continua atualizado é conteúdo abrangente sobre como abrir e gerenciar uma empresa.

É uma obra que pode até mesmo fazer o leitor desistir de empreender: deixa claro o quão complexa é a realidade da gestão e as muitas habilidades necessárias a um empreendedor de sucesso.

São quase 600 páginas descrevendo a completa e árdua atividade empresarial, especialmente para negócios de menor porte, onde o dono também é diretor responsável por todas as áreas. Neste vasto terreno da gestão, os autores dividem o processo de gerenciamento do negócio em 17 capítulos, que vão desde ao que se poderia chamar de conscientização, seguindo para a abertura do negócio e concretização da ideia e continuando com os clássicos capítulos de marketing, finanças, plano de negócios, estratégias de expansão e outros.

Além de fazer o alerta a ações importantes que o estreante deve adotar como rotina de trabalho, os textos são intercalados com dicas bastante práticas. Tem tudo para se tornar um bom conselheiro e consultor para quem está pensando, começando ou com o próprio negócio em andamento.

Na esteira desse clássico da gestão, são lançados cada dia mais livros sobre empreendedorismo, em obras impressas e e-books. Um mercado editorial alimentado pelos novos negócios abertos no país (apenas em 2013 foram criadas 1,8 milhão de empresas, alta de 8,8%, na comparação ao ano anterior, segundo a Serasa Experian).

É natural, portanto, que mais empresários busquem qualificação em cursos e livros e que as editoras briguem pelo segmento. E para se diferenciar nas prateleiras reais e virtuais, autores e editoras lançam mão de diferentes focos para vender suas obras. Nesta página, veja outras sugestões para ajudar a desenvolver o seu negócio

Ficha Técnica

Título:
Empreendedorismo
Autores: Robert D. Hisrich e Michael P. Peters, com Dean Sheperd nas últimas edições
Editora: Bookman
Preço sugerido: R$ 138
Páginas: 592




Líderes:
 o espírito empreendedor é sugerido por Dave Ramsey para que seja aplicado na condução da carreira. Autor de best-sellers na lista do The New York Times, Ramsey é conhecido nas áreas de negócios e finanças e matém o programa de rádio dedicado ao tema nos Estados Unidos. A obra relembra conceitos tradicionais, como manter sempre seus contatos profissionais, mas tem a qualidade de tratar de temas importantes de forma descontraída. São conceitos básicos do mundo corporativo e profissional, além de dicas de organização do trabalho que não custam ser repassadas ao mais jovens e relembradas aos mais experientes para que sejam colocados em prática.
 
 
Ficha Técnica
 
Título: Líder Empreendedor – seja o líder que estrutura e desenvolve empresas
Editora: Novo Conceito
Autores: Dave Ramsey
Preço sugerido:R$ 29,90
Páginas: 352




 





 
Startups: o publicitário André Telles e o jornalista Carlos Mattos se adequam ao tempo das startups e reúnem em O Empreendedor Viável receitas rápidas, dicas atualizadas e cases da era digital, da economia tradicional e dos games. A dupla busca exemplos conhecidos e atuais para explicar suas ideias. O livro passa por questões como a formação da empresa ao negócio consolidado, remete à gestão tributária e de pessoas, entre outros assuntos, de forma simples e texto agradável. Uma leitura rápida, e útil para se posicionar melhor no jogo das empresas reais.
 
Ficha Técnica
 
Título: O Empreendedor Viável
Editora: Leya
Autores: André Telles e Carlos Mattos
Preço sugerido: R$ 24,90
Páginas: 160




 






Gestão de Pessoas: a difusão do empreendedorismo também deu carona ao setor de recursos humanos e gestão de pessoas. Na obra de Marcos Hashimoto, o foco é o intraempreendedorismo. O autor mostra, em 14 casos de sucesso, a boa interferência de funcionários nos negócios e como gestores podem estimular esse tipo de comportamento. Em Espírito Empreendedor nas Organizações, uma das bandeiras de Hashimoto, doutor em administração de empresas, é que o espírito de colocar uma ideia em prática que move o empresário também deve ser aplicado internamente para combater, por exemplo, a burocracia e o atraso que se instala até no setor privado. E, dessa forma, aumentar a competitividade em qualquer área de atuação.
 
 
Ficha técnica
 
Título: Espírito Empreendedor nas Organizações
Autor: Marcos Hashimoto
Editora: Saraiva
Preço sugerido: R$ 69
Páginas: 280



 

 



Meio Acadêmico: é com foco nas rotinas de uma empresa, mas também pensando no meio acadêmico (professores e alunos), que se direciona a obra lançada por José Dornelas, engenheiro, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelo Babson College. Além de conteúdos fundamentais para estudantes de nível técnico e universitário, o autor oferece material extra em seu site para estimular a ampliar os estudos. A obra se baseia em teorias gerais da administração, cases de sucesso e modelos de negócios consagrados e inovadores, entre outros.
 
Ficha técnica
 
Título: Empreendedorismo para visionários
Autor: José Dornelas
Editora: Grupo Gen
Preço sugerido: R$ 59
Páginas: 255

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.