Dicas

Concurso público: conheça sete aplicativos para ajudar nos estudos

Algumas matérias normalmente cobradas em seleções podem ser vistas com antecedência

09/07/2014 - 07h01min
Concurso público: conheça sete aplicativos para ajudar nos estudos Morguefile/Divulgação/
Aplicativos podem ajudar nos estudos Foto: Morguefile/Divulgação

O período eleitoral está chegando, mas nem ele deve travar o lançamento de novos concursos públicos. Para os próximos meses estão previstas ao menos 16,6 mil novas vagas em seleções por todo o país. Se esperar não é o seu forte, pelo menos nove seleções, que ofertam 426 vagas, estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul até 15 de julho.

Confira todas as notícias de Empregos
Veja a lista de concursos com inscrições abertas


Seja para um concurso futuro ou mais próximo, adiantar os estudos é sempre recomendado. Algumas matérias, como português e legislações, são cobradas em praticamente todas as disputas e podem ser vistas com antecedência. Conheça sete aplicativos que ajudam o concurseiro nessa tarefa:

1) Concursos

Gratuito, com aulas inteiras em vídeo para download e simulados, o app é uma mão para o concurseiro. Estão disponíveis aulas de temas como Português, Direito, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Atualidades, Matemática, Conhecimentos Gerais, entre outros. O usuário ainda tem acesso a notícias dos concursos em andamento. Disponível para Android e iOS.

2) Português PRO

Português é matéria certa em qualquer seleção pública. Logo, se você estiver com esse conteúdo em dia, quando o edital esperado for divulgado será possível dedicar mais tempo aos assuntos específicos da prova.

No Português PRO estão disponíveis mais de 3 mil questões das principais bancas do país (Cespe, Cesgranrio, FCC e FGV). O app permite criar simulados escolhendo temas específicos – por exemplo, só interpretação de texto, regência verbal e nominal... –, o tamanho do teste (5, 10, 15 ou  20 questões) e ainda definir o tipo (certo/errado ou múltipla escolha com 4 ou 5 alternativas). Pode ser usado também sem conexão à internet. Disponível para Android.

3) PCI Concursos

Também gratuito, disponibiliza informações sobre concursos abertos, notícias, vagas de emprego e também testes. Disponível para Android e iOS.

4) Concurseiros

Também disponibiliza vários exercícios de diversas disciplinas. Bem diversas mesmo, que vão de administração ao árabe. Também tem um cronômetro que ajuda a registrar o tempo de estudo em cada matéria. Disponível em Android.

5) Tá na mão

Conta com mais de 4,4 mil questões gratuitas, de matérias como informática, português, matemática financeira, ética e conhecimentos bancários. Para os que quiserem mais exercícios, é possível baixar uma versão paga ao custo R$ 9,96. Disponível para Android e iOS.

6) Legislação

Legislação também é conteúdo certo na maioria dos concursos. O aplicativo reúne algumas leis básicas mais pedidas, como o Código Penal e a Lei 8.112, que fala do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. É possível também fazer o download de uma versão paga, sem anúncios e que permite anotações e marcações nos textos. Disponível para Android.

7) Estratégia Concursos

Conta com artigos, notícias, informações de concursos abertos em todo o país e também permite conferir estatísticas sobre o desempenho do usuário nos simulados. Sem cadastro, permite acesso a exercícios de Português, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Processual Civil. Fazendo um cadastro no app é possível acessar conteúdos extras. Disponível para Android e iOS.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.