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Empreendedorismo: 10 dicas para manter a relação com o cliente após a venda

Manter-se atento às necessidades do público pode trazer oportunidades para desenvolver novos negócios

Claudio Vaz / Agencia RBS
Conquistar o cliente é oportunidade para desenvolver novos negócios

 

Uma visão de muitos profissionais e equipes comerciais é de que o trabalho atinge o objetivo quando conseguem fechar uma venda. Mas é justamente aí que começa o verdadeiro processo comercial. Conquistar o cliente é oportunidade para desenvolver novos negócios.

Confira 10 dicas para tornar duradoura essa relação:

1. Demonstre interesse sincero pelo cliente

A venda é a consequência de um processo bem conduzido. Não adianta manter contato apenas para vender, é necessário manter contato para se relacionar, colaborar, etc. Não investigue problemas, apenas se coloque sempre disposto a ajudar.

2. Aproveite os contatos para ratificar a boa decisão do cliente

É normal que clientes desenvolvam o que chamamos de "Síndrome de Arrependimento da Compra". Algo do tipo: "Será que era o melhor preço?", "Eu deveria ter comprado?", etc. É nesse momento que eles precisam ser convencidos de que tomaram a decisão certa e de que escolheram o vendedor correto.

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3. Uma venda nunca termina

Aproveite o relacionamento com cliente, preste a atenção às oportunidades para oferecer outros produtos e serviços. Tenha sempre em mente - e demonstre ao cliente - sua intenção de servir da melhor forma e de oferecer as melhores soluções.

4. Proponha para a empresa um programa que premie os clientes mais antigos, que compram mais...

O aspecto lealdade tem que ser bilateral. Se um cliente escolhe frequentemente sua empresa para realizar suas compras, ele merece uma contrapartida, que deve ir além dos descontos.

5. Mantenha seus clientes bem informados

Seja mais do que um vendedor, seja um consultor no seu negócio. A informação vale muito e os clientes adoram receber informações que os façam aproveitar melhor suas aquisições. Para isso, se mantenha informado sobre o que acontece em seu mercado, na concorrência e com o seu cliente.

6. Escute muito, principalmente as críticas

É verdade que existem clientes difíceis, mas pense: eles são ainda melhores do que os inexistentes. Nesse momento, o importante é ouvir o cliente com atenção, ser assertivo e priorizar a solução (seja qual for) da situação. Muitas vezes, o cliente deseja ser ouvido, sentir que existe alguém que compreende a sua situação e que pode, ao menos, tentar ajudar.

7. Mantenha uma agenda atualizada sobre seus clientes

O histórico de seus clientes vale ouro. Saiba tudo que puder (e que realmente interessa) sobre seus clientes. Não misture relacionamento pessoal com profissional, mas elimine a barreira entre cliente e vendedor.

8. Jamais divulgue problemas de sua empresa para seus clientes

Alguns vendedores exageram na sinceridade e na transparência quando conversam com seus clientes sobre detalhes internos de suas empresas. Muitas vezes, as impressões que passam são de falta de profissionalismo e insegurança.

9. Seja ético sempre

Ao atender clientes do mesmo segmento, jamais troque informações com eles. Não se transforme em espião da concorrência.

10. Invista na rede

Se seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento, é provável que o indiquem para seus conhecidos. Não tenha receio de solicitar indicações aos seus clientes. Assim, você ampliará sua base e realizará mais e melhores vendas.

Confira o artigo original no site da Endeavor

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