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O processo de seleção para o cargo de trainee pode ser longo e rigoroso, mas a aprovação do candidato é uma oportunidade de crescimento profissional. Durante o período de treinamento, as empresas podem avaliar bem o funcionário e, dependendo de seus resultados, promovê-lo de forma efetiva.
A ascensão de trainees a cargos de gerência e de chefia não é um fenômeno raro. Conheça as histórias de quem aproveitou a portunidade e alcançou uma carreira de sucesso:
Fernando Giacobbo - Sócio da PwC Brasil
A trajetória de Giacobbo começou em 1991, quando entrou como trainee na PwC, em Porto Alegre, no departamento de auditoria. No ano seguinte, ascendeu para uma função na área tributária. Em 2002, teve uma oportunidade de transferência para São Paulo, como gerente sênior. Em 2005 retornou a Porto Alegre como sócio da área tributária do Rio Grande do Sul, cargo que ocupa hoje, trabalhando com diversas empresas da região sul abrangendo também Santa Catarina e Paraná.
- O desenvolvimento na carreira depende da prontidão de cada profissional em aproveitar as oportunidades. Mas é preciso lembrar: não necessariamente o crescimento rápido é o melhor. É preciso consolidar conhecimentos, desfrutar do aprendizado que cada etapa oferece, pois a ascensão é decorrente deste desempenho. Tive a oportunidade de me desenvolver profissionalmente pelo programa Nova Geração PwC, especialmente pelo espírito empreendedor, que acredito ser essencial ao candidato a trainee - afirma.
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Shalimar De Mello Rahde - Gerente da área de Gestão de Portfólio e Projetos da Gerdau
Shalimar foi trainee por dois anos (2004-2005) na área de planejamento estratégico. Durante o programa de trainees, passou por uma experiência internacional de seis meses em um projeto na Gerdau Argentina. Terminado o programa, foi promovida em 2006 para o cargo de assessora técnica. Em 2007, trabalhou na Gerdau nos Estados Unidos. Em 2010, já no Brasil, foi promovida ao cargo de consultora técnica para a área de gestão de projetos e, em 2011, ao cargo de gerente da área de gestão de portfólio e projetos, cargo que ocupa até hoje.
- O trainee deve aproveitar todas as oportunidades dentro da empresa e estar atento, escutar e aprender com as pessoas e suas experiências. Além disso, deve aprender sobre o negócio e seus desafios para entender como melhor pode contribuir para o resultado da organização, e usar dessas oportunidades para construir seu networking - ensina Rahde.
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Fernando Mazzarolo - Gerente comercial da Ambev de Porto Alegre
Mazzarolo entrou na Ambev como trainee, aos 25 anos, no ano de 2009, no interior de São Paulo. Passou por um treinamento de cinco meses e teve a oportunidade de conhecer as áreas fabril, de vendas e corporativa. Ele escolhou o setor de vendas e, a partir daí, fez um treinamento dirigido. Depois de vendedor, passou a supervisor de vendas. Em seguida, assumiu como supervisor de marketing. No começo de 2011, foi promovido a gerente de vendas. No ano seguinte, tornou-se gerente comercial. Em setembro de 2013, virou sócio da Ambev e veio trabalhar na operação sul. Atualmente, ele ocupa o cargo de gerente comercial da Ambev de Porto Alegre, e cuida da área do sul do Estado também.
- As empresas acreditam e apostam nos trainees para que sejam os futuros diretores e gerentes da companhia. Esta é a melhor porta de entrada que um jovem pode escolher para seguir carreira em uma empresa. Na minha opinião, os jovens não devem escolher a empresa apenas pelo nome. É preciso conhecê-las antes de se inscrever para que, ao ser chamado, se identifique e trabalhe em um lugar que combine com o que acredita.
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Letícia Passini - Gerente de Marketing da categoria cabelos da Natura
Letícia entrou como trainee em janeiro de 2010 e passou por um treinamento durante três meses em São Paulo. Após esse período, realizou o job rotation na regional Sul, que possui escritório em Porto Alegre. Aqui, pode acompanhar durante um mês as atividades da Força da Vendas da Natura e posteriormente passei pelas áreas de marketing de relacionamento, marketing de produtos e marketing institucional. Ao final do Programa Próximos Líderes, em dezembro de 2011, assumiu a posição de coordenadora de marketing da regional Sul. Hoje, atua em São Paulo como gerente de marketing da categoria cabelos, sendo responsável pela ativação dos produtos do portfólio Natura.
- Entregue o que há de melhor em você, e não o que você acha que os outros irão valorizar. Além disso, trabalhe no autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais empáticos ficamos com os outros e melhor trabalhamos em equipe. Olhamos muito mais para os outros, quando na verdade a contemplação de si mesmo, nos amadurece e nos lança para desafios muito maiores - conclui.