Suíça brasileira

Campos do Jordão, para curtir o frio paulista

Lojas de chocolates e fábrica de cerveja são duas boas atrações da mais famosa cidade da Serra da Mantiqueira (SP)

18/05/2012 | 08h02
Campos do Jordão, para curtir o frio paulista Divulgação/Ver Descrição
O Pico do Itapeva, na Serra da Mantiqueira, tem cerca de 2.030 metros de altitude Foto: Divulgação / Ver Descrição

Campos do Jordão, no interior paulista, é uma opção ideal para quem quer ver um mundo à parte dentro do próprio Brasil. Para quem está acostumado a viajar para conhecer as praias do Nordeste ou outros destinos como as grandes capitais, a cidade aparenta estar, de fato, em outro país, a despeito de se situar a apenas 167 quilômetros de São Paulo.

Após subir toda a Serra – dando uma parada para fotos na Vista Chinesa – para chegar à cidade, o turista de primeira viagem tem a sensação de estar entrando em um espaço cenográfico. Desde o portal de entrada até as construções em estilo europeu, tudo é muito diferente dos arranha-céuspaulistas.

Para completar o charme da Suíça brasileira, não pode faltar o friozinho típico da Serra. Principalmente à noite, nada melhor do que um chocolate quente. E opções para degustá-lo não faltam. Entre as lojas mais tradicionais estão a Chocolate Montanhês, a Toco, a Araucária e a Sabor Chocolate. Elas oferecem opções de barras e caixas de chocolate artesanal.

Além das lojas de doces, há diferentes bares e restaurantes. O point mais tradicional é o Baden Baden, produtor da cerveja gourmet mais apreciada por ali. O que também não pode faltar no roteiro gastronômico do visitante de Campos são fondues de queijo, carne e chocolate.

Lazer no campo

À primeira vista, não há muito o que fazer durante o dia além de caminhar, comer e comprar casacos – artigo que está presente em praticamente todas as lojas, a preços diversos e bem atrativos. Mas, quando se desbrava os esconderijos de Campos do Jordão, a conclusão muda. Um dos lugares imperdíveis é o Parque Tarundu, um pouco mais afastado do centro (mas muito bem sinalizado), no bairro São Cristóvão. É uma boa dica para todas as idades. As atividades incluem desde uma simples cavalgada até minigolfe, tirolesa e arvorismo, entre outros.

São tantas as atrações no espaço que seria necessário passar ali um dia todo. A entrada é franca, mas as brincadeiras têm preços.

Outros pontos merecem a visita. Um deles é o Pico do Itapeva (foto), com cerca de 2.030 metros de altitude e pequeno comércio. O caminho pela serra estreita, porém, requer cuidado ao motorista. Além disso, a Pedra do Baú fica próxima e garante uma boa trilha e escaladas para os mais aventureiros. O Morro do Elefante (1.800 metros de altura), onde fica o teleférico instalado em 1971, pode ser visitado de carro, porque tem fácil acesso.


O Baden Baden é um dos lugares para apreciar a tradicional cerveja de mesmo nome

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.