Versão mobile

Rio de Janeiro

Copacabana Palace promove leilão de móveis

Peças que decoram apartamentos do prédio principal de um dos mais famosos hotéis do Brasil estarão à venda em julho, logo após o início das reformas do local

24/05/2012 | 19h19
Copacabana Palace promove leilão de móveis  Divulgação/Ver Descrição
O Copacabana Palace fechará seu prédio principal no dia 28 de junho Foto: Divulgação / Ver Descrição

Quer partes de um dos hotéis mais famosos do Brasil na sua casa? Cabeceiras e mesinhas de madeira, gravuras, tapetes Kilim originais, colchas de piquê bordadas. Estes são apenas alguns dos itens que durante anos compuseram e adornaram os apartamentos do prédio principal, que o Copacabana Palace vai leiloar no dia 3 de julho.

Nesta data, o hotel já estará parcialmente fechado para as reformas que consumirão 90 dias e R$ 30 milhões de investimento e transformarão o lobby, 90 banheiros e 60 apartamentos do prédio principal. O prédio Anexo, com 96 acomodações, assim como restaurantes, spa, salão de beleza e salões cuja entrada se dá pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana, continuarão em funcionamento durante o período estimado de obras.

Antes do leilão, entre os dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, os cerca de 500 móveis e objetos que serão vendidos sem lances fixos iniciais ficarão em exposição no hotel.

Além dos já citados, completam a lista escrivaninhas, cômodas e cadeiras de madeira, poltronas e sofás estofados, luminárias e até algumas gravuras. No entanto, apesar do valor afetivo e histórico – muitos dos apartamentos já abrigaram celebridades como Lady Di, Bono Vox, Orson Welles e Mario Reis, entre outros – as peças não têm alto valor de mercado, embora as mais antigas sejam datadas da época da inauguração do hotel, em 1923.

O evento está sendo organizado pela marchand e colecionadora Soraia Cals e o leilão será conduzido por Evandro Carneiro.

Para participar do leilão é preciso preencher previamente um formulário no site da organizadora (www.soraiacals.com.br). Após a aprovação deste cadastro, o interessado está apto a dar lances durante o evento, que será realizado nas dependências do Copacabana Palace.

O pagamento das peças será feito em dinheiro ou cheque e a retirada é por conta do comprador.

Sobre a reforma

O Copacabana Palace fechará seu prédio principal no dia 28 de junho. O projeto de reformas, estimado em R$ 30 milhões e coordenado pelo arquiteto Michel Jouannet, prevê a ampliação do lobby e da maioria dos banheiros localizados nos andares mais baixos do edifício, que também sofrerão mudanças no layout.

No lobby, o objetivo é aumentar sua área em 60%, o que dará mais conforto ao hóspede nos horários de maior movimento. O novo espaço também atenderá as exigências das normas de acessibilidade, que, hoje, não podem ser inteiramente cumpridas.

Na entrada do hotel será construída uma marquise em vidro e aço para dar proteção contra a chuva no embarque e desembarque e haverá aumento da curvatura para facilitar a passagem de dois automóveis ao mesmo tempo.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.