Versão mobile

Em família

Dicas para aproveitar melhor a viagem com ou sem os filhos

Pequenos macetes ajudam a tornar a viagem das mães, na companhia ou não dos filhos, mais prazerosa

13/05/2012 | 09h03

Em parceria com o projeto Mulheres Pelo Mundo, o caderno Viagem repassa algumas dicas.

Viagens com os filhos 

– Fique atenta ao bem-estar da criança durante a viagem. Leve água para, em caso de um trajeto longo, evitar desidratações. Evite alimentos que costumam causar enjoos.

– Procure intercalar programas do seu agrado com atividades da preferência dos seus filhos. Em caso de crianças, tente incluir visitas a parques de diversões no roteiro. 

– Converse com o pediatra do seu filho e se informe sobre quais remédios é importante levar na viagem. Não esqueça do protetor solar. 

– Com adolescentes, preste atenção na privacidade. Por motivos de segurança, é importante saber onde o com quem o filho anda, mas evite mexer nas suas malas ou bisbilhotar seu celular. 

– Apesar da rebeldia característica da idade, as mães não devem influenciar na rotina do adolescente durante a viagem, bem como nos objetos que ele vai querer levar. É importante apenas curtir o momento com o filho.

Viagens sem os filhos

– Não ligue de 15 em 15 minutos. Atrapalha seu passeio e incomoda o dia a dia dos filhos. Em virtude das diferenças de fuso, combine um horário diário para falar com eles.

– Procure utilizar ferramentas online de bate-papo, como MSN ou Facebook, para trocar mensagens com os filhos. Em caso de conversar em vídeos, o Skype é uma opção viável e grátis.

– Se os filhos são crianças, informe a escola sobre a viagem e deixe os telefones de quem ficará responsável por eles. O responsável deve ser alguém de confiança, para ficar com os documentos da criança e ter autorização para levá-la ao hospital.

– Ainda em caso de crianças, deixe para os responsáveis a lista das atividades e dos horários que os pequenos mantêm. Procure passar telefones de pais de amigos ou colegas.

– Se o seu filho é adolescente, procure conversa antes de partir. Combinem horários de estudo, saídas de casa, idas a festa etc.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.