Não é à toa que a cidade de Barcelona foi escolhida como cenário para diversos filmes. Woody Allen, Pedro Almodóvar, Alejandro Amenabar e Alejandro González Iñárritu são somente alguns dos cineastas que escolheram a capital catalã para ser plano de fundo - ou até protagonista - de suas criações. O motivo parece simples. Não é. Poderia ser o ar. Há algo na atmosfera que a deixa diferente de todas as outras. Talvez as cores. Joan Miró passou por lá. A arquitetura, sem dúvida. A genialidade de Antoni Gaudí está na cidade. Mas tem muito mais: é cosmopolita e, ao mesmo tempo, separatista. Liberal, mas que prima pelas suas tradições. Onde a história está em cada parte, mas, nem por isso, deixa de ser uma cidade jovem, que pulsa, vibra, protesta, dança. Barcelona é, definitivamente, uma cidade viva. Confira a Barcelona que você vê nos filmes e que, sim, existe na vida real.
Não é Espanha
Barcelona abriga pessoas de todo o mundo. É comum andar pela cidade e ouvir os mais diversos idiomas. Entretanto, a língua que predomina - e é a oficial, juntamente com o espanhol - é o catalão. Há de se entender que Barcelona é uma cidade catalã, mais do que espanhola. O povo busca a independência e faz questão de reforçar sua identidade. Prova disso é uma cena do filme Albergue Espanhol. Nela, uma das alunas que está fazendo Erasmus - intercâmbio de estudantes universitários - e que entende somente espanhol pede para que o professor use essa língua em classe. O professor afirma que se ela deseja falar espanhol, que vá para Madri ou para a América do Sul.
Bela vista - A Casa Batlló (que não figura nos filmes) e a Pedrera (Casa Millà), ambas na Passeig de Grácia, uma das principais e mais requintadas vias da cidade, são paradas obrigatórias. É nesta rua que ficam butiques de grifes famosas. Há ainda o Parc Guell, que proporciona uma vista magnífica. Ele aparece tanto em Vicky Cristina Barcelona quanto em Albergue Espanhol (foto). É um dos locais mais incríveis da cidade. Leve frutas e guloseimas e faça um piquenique.
Colombo - No final das Ramblas, está o Monument a Colom (foto), em que Cristóvão Colombo mira as Américas. Ele está no filme de Almodóvar, quando Manuela chega a Barcelona e transita pela cidade de táxi. Nessa mesma produção está a Plaça del Duc de Medinaceli, próximo ao monumento. É onde Rosa reencontra seu pai e seu cachorro, a caminho do Hospital del Mar, e comenta que era o lugar que frequentava.
Lugar de arte - O Raval, em que Vicky, seu noivo e Cristina conversam em um bar, é considerado o bairro perigoso da cidade. Há de se ter cuidado, mas não deixe de se perder por lá. Ele está passando por uma renovação. Por isso, um dos pontos altos é o contraste entre o antigo, das ruelinhas irregulares e dos prédios, com o moderno do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o MACBA (foto).
Antiga diversão - O filme de Woody Allen também traz o Tibidabo (foto), antigo parque de diversões que fica em uma das montanhas da cidade. Já o Parc Del Laberint DHorta, afastado do centro, é onde fica a mansão da família de Laura em Perfume. A Barceloneta serve como plano de fundo em Albergue Espanhol. O jovem francês escreve uma carta para sua namorada que ficou em Paris sentado em um "chiringuito" (como se chamam os bares da beira da praia). Vale ressaltar que a praia é artificial. Foi "criada" para fazer a ligação entre a população e o Mar Mediterrâneo.
Quatro gatos - Vicky e Cristina conhecem Juan Antonio no Quatre Gats (foto), um dos restaurantes mais típicos da cidade, outrora frequentado por Gaudí e Picasso. Peça um menu (pão, primeiro prato, segundo prato, sobremesa ou café, e bebida por um valor fechado) e desfrute. O lugar é lindo. Na Laietana está o Palau de La Musica Catalana, vizinho ao prédio de Agrado, personagem do filme de Almodóvar. Uma bela construção, supercolorida, e que serve de palco para diversos espetáculos.
Perfumes - Caminhando um pouco, chega-se à Plaça Reial (foto), do outro lado das Ramblas. Ela aparece tanto em Perfume, quando Grenouille descobre que existe uma loja de perfumes, quanto em Albergue Espanhol. Neste, Xavier aparece procurando seu apartamento, no início do filme. Grenouille sente o cheiro de uma jovem perto da Catedral de Barcelona. O ponto turístico está próximo à Via Laietana, que recebe destaque em Albergue Espanhol, pois é um dos lugares que Xavier pensa que, embora em um primeiro momento o nome cause estranhamento, dentro de um tempo, ele haverá passado por ali diversas vezes, o que tornará a rua bastante familiar.
Ramblas - Parque ótimo para um descanso é o Ciutadella, onde Maria Elena ensina truques de fotografia para Cristina, na obra de Almodóvar. Os gramados são perfeitos para descansar e repor as energias. Malabares, rodas de violão e bicicletas são comuns por ali. O local abriga ainda o zoológico da cidade. As Ramblas, estrelas de diversas produções (na foto, Scarlett Johansson em Vicky Cristina Barcelona), são essenciais em qualquer roteiro. É lá que estão as famosas estátuas humanas, que fazem a alegria dos turistas. É nessa via que fica o Mercat de La Boquería, o mercado público. Frutas, temperos, carnes, frutos do mar, doces. Tudo lá.
Beleza inacabada - O aeroporto internacional, há pouco renovado, está na cena de abertura de Vicky Cristina Barcelona. Ao fundo, aparece uma enorme obra de Miró. O artista tem uma fundação localizada em Montjuic, visitada pelas turistas no filme. No longa-metragem, as americanas conhecem os principais pontos turísticos da cidade: a Sagrada Família (foto) - que também está em Tudo Sobre Minha Mãe, quando Manuela para, dentro de um táxi, em frente à construção - é arrebatadora. As obras começaram em 1882 e já passaram pelas mãos de diversos arquitetos. O principal deles foi Gaudí. Embora ainda não esteja pronta, é uma construção oponente e incrível. Difícil não ficar abismado.
FICA A DICA
Logo na chegada, já é possível sentir o clima de Barcelona, como mostra Albergue Espanhol. Xavier, um estudante francês que vai fazer intercâmbio na cidade, conhece um casal de mesma nacionalidade que a sua. "Já vieste a Barcelona?", pergunta o homem. "Só de passagem", responde. "Já vais perceber. É uma cidade selvagem. Aqui, janta-se às 22h, nunca antes disso. E depois: festa". Ele estava certo. O almoço se dá, em geral, pelas 14h. Em seguida, siesta. Muitos pontos comerciais ainda param após o almoço. A janta, sempre tarde, vem seguida de bares e festas. Entre os melhores clubes, Apolo, principalmente segunda e terça-feira, Opium, na quarta, City Hall, na quinta.
:: Nos fins de semana, há diversas opções. Razzmatazz, um clube onde também se realizam shows, é uma das boas opções. Magic, para quem é mais alternativo, e a Shôko, na beira da praia, para mauricinhos e patricinhas. Para quem gosta de música ao vivo e rock e anda pelo centro, Jamboree ou o Side Car, na Praça Real, são a pedida.
:: O pub na praça Urquinaona, chamado George Payne, tem música boa (rock, pop-rock, ao vivo), e comida e bebida barata a todas as horas. Mas é no Pueblo Español, que aparece em duas importantes cenas de Perfume, que está a melhor opção durante o verão: La Terrazza, um lugar ao ar livre, com "queijinhos" para quem quiser dançar. Cada dia uma festa. Barcelona não para.
:: Para quem quer apenas tomar uma sangria ou uma caña (chope), também há diversos lugares. A Ovella Negra é um dos locais mais tradicionais. Com enormes mesas, como uma antiga taverna, as pessoas sentam-se ao lado de desconhecidos. Ali, a dica é pedir as cervejas e sangrias em garrafas de dois litros. Fica no Raval.
:: A champanharia, na Barceloneta, é imperdível. As garrafas só podem ser adquiridas se o cliente comprar algo para comer: pode ser um sanduíche ou tapas (frios, queijos, croquetas...). O local lota. É engraçado ver as pessoas equilibrando a garrafa de champanhe, a taça e os pratinhos de comida.
Assista
Tudo Sobre Minha Mãe (1999)
Diretor: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Antonia San Juan e Penélope Cruz
Enredo: Manuela volta a Barcelona, cidade da qual fugiu quando estava grávida de seu filho.
Albergue Espanhol (2002)
Diretor: Cédric Klapisch
Elenco: Romain Duris, Judith Godrèche e Audrey Tatou
Enredo: Um jovem francês vai estudar em Barcelona, onde divide apartamento com seis outras pessoas de diferentes nacionalidades.
Perfume - A História de Um Assassino (2006)
Diretor: Tom Tykwer
Elenco: Ben Whishaw, Rachel Hurd-Wood e Dustin Hoffman
Enredo: Jean-Baptiste Grenouille nasce com olfato bastante aguçado. Decide criar o perfume ideal, mas para isso fará algumas vítimas.
Vicky Cristina Barcelona (2008)
Diretor: Woody Allen
Elenco: Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem e Penélope Cruz
Enredo: Duas amigas decidem passar as férias de verão em Barcelona. Lá, se apaixonam pelo mesmo homem, que tem uma história mal-acabada com sua ex-mulher.
