
Marina Andrade
O casal Simone Harger e Jonathan Carvalho dividem muito mais do que a cama. Os arquitetos também trabalham no mesmo escritório, o Ornato, especializado em restauração. E foi a profissão o maior incentivo para que os dois topassem uma viagem de 16 dias para Turquia e Grécia.
- Fomos em lugares essenciais para arquitetos. Nas ruínas gregas, por exemplo, foi possível ver como funcionavam as cidades- diz Simone.
Eles contam que os dois países são bem diferentes. Os gregos são mais próximos culturalmente da Itália. Já na Turquia, mulher sozinha é uma questão mais complicada.
Apesar de terem ido em excursão por medo de não conseguir se virar por causa do idioma, o casal garante que voltaria sozinho, pois é fácil de se virar por lá.
- Na Grécia, encontrávamos pessoas que falavam inglês ou espanhol. Na Turquia, poucos falam inglês, mas conseguíamos nos comunicar em português mesmo- conta Jonathan.
HISTÓRIA PURA
O lugar que mais impressionou o casal foi o museu do Parthenon, que fica perto da famosa ruína. Simone e Jonathan contam que o local tem o mesmo tamanho e formato da antiga construção e abriga obras encontradas no Parthenon.
- O mais interessante é que elas estão posicionadas nos mesmos lugares que estavam na construção antiga. Você pode ter uma ideia de como era estar dentro do Parthenon, e, ao mesmo tempo, vê-lo pelas imensas janelas de vidro- revela a arquiteta.
Outra coisa que surpreendeu os arquitetos é que, apesar da grave crise financeira que o país enfrenta, os trabalhos de restauração continuam à todo vapor. Ainda na Grécia, o casal conheceu ilhas como Creta e Santorini.
CULINÁRIA TURCA
- Nem tudo o que não é vermelho não tem pimenta!- alerta Simone, que precisou de muita água para comer boa parte dos pratos da culinária turca. Mas para compensar, os doces do país deixaram o casal com água na boca.
- São feitos com damasco, pistache, mel. Muito finos e deliciosos- lembra Jonathan.
Uma boa opção de passeio para quem é apaixonado por culinária é o bazar das especiarias. Lá, é possível encontrar todo o tipo de temperos e chás, além dos maravilhosos doces.
- É bem diferente do Grand Bazar, onde o principal atrativo são os artesanatos- acrescenta o arquiteto.
Mas o casal ressalta: seja em qualquer um dos mercados, cuidado na hora de negociar. Só tente - e tente mesmo - abaixar o preço do que você for comprar de verdade. E só entre na loja e aceite sentar para um chá se o negócio estiver fechado!
DOIS CONTINENTES
Um passeio muito recomendado pelo casal é o barco pelo estreito de Bósforo, do qual é possível ver toda a cidade de Istambul. Em cada lado do estreito está um continente - Europa e Ásia.
- É possível ver a escola onde estudou o Bin Laden além de belíssimas construções- diz Simone.
O CHARME DOS BALÕES
Fazer o famoso passeio de balão na Capadócia é uma maratona! Simone e Jonathan contam que acordaram às 5 horas da madrugada, pois é preciso esperar o sol nascer para subir, por causa do vento. Eles garantem que o passeio é bem seguro - apesar do acidente que houve há alguns meses com brasileiros e do nome da empresa com a qual eles voaram ser "Kaya" - e recompensador.
- A vista é maravilhosa. Incrível mesmo. E no fim, a empresa ainda ofereceu um brinde com espumante- relata ela.
Além do passeio de balão, o casal aprovou a ida de Istambul até a Capadócia. Eles contam que as cerca de três horas de viagem em ônibus foram por estradas boas e com paradas interessantes. São os Caravan sarais, lugares onde chegavam os produtos das índias e que hoje ganharam novos usos.