Pequeno achado

Em Santa Catarina, natureza e aventura na cidade de Penha

Hospedagem barata e tranquilidade também são diferenciais do local

20/02/2014 | 18h01
Em Santa Catarina, natureza e aventura na cidade de Penha Marina Andrade/Agência RBS
Praia de Armação do Itapocorói conta com belo panorama Foto: Marina Andrade / Agência RBS

Marina Andrade

A cidade de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina é conhecida por uma principal atração: o parque temático Beto Carreiro World, que é bem divertido por sinal. Além disso, os catarinenses também estão acostumados a ouvir falar também da Praia da Armação, outro ponto que atrai visitantes, principalmente do Vale do Itajaí e Norte de SC. E foi com este "vasto" conhecimento que fui passear por lá. Reservei uma pousada em uma tal de Praia da Armação do Itapocorói, lugar no qual nunca tinha pisado. E não é que tive uma boa surpresa?

BELA VISTA - 1

Infelizmente, a Praia de Armação do Itapocorói tem uma placa da Fatma com a triste informação: imprópria para banho. Mesmo assim, o sinal é ignorado por muitos banhistas e há até aluguel de equipamento para stand up paddle, por exemplo. A parte boa é que a paisagem da praia de faixa de areia estreita, com muitas árvores formando aquela sobra gostosa e mar, lotadinho de embarcações, cortado por um trapiche é encantadora, pronta para virar obra de arte. Quem não sabe pintar, não parar de clicar.

SEM QUERER, QUERENDO - 2

Cheguei nesta praia por um acaso. Procurei pousadas na internet. Ao chegar no local pretendido, não fiquei satisfeita. Fui em busca de algo mais adequado com o que esperava para um fim de semana de descanso e ainda economizei por deixar para pegar um quarto só às 16h30 de sábado - paguei menos de 70% tarifa e ainda ganhei a visão de uma pintura ao abrir as janelas do quarto do Hotel Maricá.

CAMINHO DO BARRO

Se revolver aceitar a minha dica de passear por Penha, não lave o carro antes da viagem. É que você vai precisar dar uma volta pelas ruas São Roque e do Turista, que são de barro. Pelo caminho, natureza pura. Há um ponto até de onde o pessoal pula de paramente. Belos mirantes. Uma delícia. Só cuidado com os imprudentes no volante de plantão.

FIQUEI NA VONTADE

Saí de Penha com a sensação de que deveria ter ficado mais. É que não consegui curtir praias mais desertas, como a Praia Vermelha. Só a vi do alto. Para chegar ao belo recanto, é necessário passar por uma trilha. Há também a praia do Monge e a Ilha Feia, além da deliciosa Praia Grande. Nesta última eu estive há uns 11 anos. É mar de surfista, bem mais agitado do que em outros recantos.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.