Versão mobile

Eu estive lá

Diferenças culturais dão o tom na Índia

Maravilhas arquitetônicas e culinária peculiar tornam única a experiência dos visitantes

18/03/2014 | 17h59
Diferenças culturais dão o tom na Índia arquivo pessoal/Arquivo Pessoal
Leitor explorou as principais cidades e atrações do país Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

MARCELO ZINGALLI*

Situada ao sul da Ásia, a Índia é o berço de várias civilizações e tem muita religiosidade. Uma terra extremamente mística, o que a converte em uma estranha mistura de valores tradicionais e uma explosão de raças, línguas e gastronomia.

A capital, Nova Délhi, mistura o antigo com o moderno em uma explosão de cores. Ao desembarcar no aeroporto, já se sente o contraste entre o Ocidente e o Oriente. Ali, tudo se vende ou se negocia. Aliás, na Índia, o visitante é praticamente obrigado a "pechinchar", mas geralmente tudo é muito barato.

Caminhar pelas ruas é muito interessante, pois pode-se encontrar um encantador de serpentes ou uma vaca deitada no meio da via — e que não deve ser importunada, pois, lá, esse animal é sagrado.

O país tem inúmeros lugares para visitar, como a cidade de Varanasi, centro de peregrinação e de fé, um dos lugares mais intrigantes da terra, situada na orla do Rio Ganges, o rio sagrado da Índia. Nele, todos os dias, milhares de residentes e peregrinos se banham e fazem oferendas aos elementos e energias do sol, a seus antepassados que foram levados por essas mesmas águas. Durante séculos, as pessoas vão a Varanasi para morrer, e milhares levam as cinzas dos mortos para serem jogadas nas águas sagradas.

Em Agra, está uma das sete maravilhas do mundo, o imponente Taj Mahal. Monumento mais fascinante do país, construído por um imperador em memória de sua rainha favorita, é uma das mais belas expressões arquitetônicas do Império Mogol, construído com uma fortuna em pedras preciosas.

O trânsito é caótico, com carros, bicicletas, tuc-tuc e muita buzina — buzinar faz parte do cotidiano.

A culinária indiana apresenta uma forte dependência de ervas e especiarias, com pratos muitas vezes apelando para o uso sutil de uma dúzia ou mais de condimentos diferentes.

O país conta com uma rede hoteleira de alto luxo, além de antigos castelos transformados em hotéis que ostentam mármores e ouro em suas dependências.

Conhecer a Índia é uma experiência única para qualquer viajante. É impossível voltar de lá sem repensar sua vida.

* É empresário e vive em Porto Alegre

Confira outras fotos de leitores por cidades indianas:

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.