Viagem

Onde a terra se acaba e o mar começa

Em Portugal, Cabo da Roca relembra espírito dos descobridores lusos

Ponto mais ocidental da Europa continental foi eternizado nos versos de um dos mais célebres poetas portugueses

Luis Augusto Martins / Divulgação
Nos arredores de Sintra, o lugar possui aura mágica e conta com um belo farol de onde se pode admirar o pôr do sol

Visitar o Cabo da Roca - o ponto mais ocidental da Europa continental - é passeio imperdível para quem está em Portugal. A apenas 39 quilômetros da capital portuguesa, é "onde a terra se acaba e o mar começa", como escreveu Luís Vaz de Camões em sua obra-prima Os Lusíadas.

E se a coordenada geográfica e o chão em que Camões pisou não fossem suficientes para transformar o local em um ponto turístico dos mais interessantes, a paisagem garante, ao cair da tarde, um pôr do sol belíssimo.

Situado nos arredores de Sintra (outra charmosa vila portuguesa), o Cabo da Roca é um lugar mágico em Portugal. Quem está ali, no mirante, sente o espírito que levou os lusitanos a se lançarem às grandes navegações, entre os séculos 15 e 17. A vista do alto de 140 metros é privilegiada: significa estar praticamente de frente à imensidão do oceano - capaz de deixar qualquer um enfeitiçado e, por muitas vezes, também com frio, pois venta muito, então é bom levar casaco mesmo no verão.

Se o turista gostar de tranquilidade, a melhor opção é visitar o mirante de segunda a sexta-feira. No sábado, vai encontrar um pouco mais de movimento.

Mas o "fervo" é mesmo no domingo, quando ocorrem os habituais encontros de motociclistas. Independentemente do dia, a dica mais importante, se o dia estiver bom, é se programar para chegar ao topo ao fim da tarde, para assistir o espetáculo que o sol faz ao ir embora.

Se você optar por fazer a visita na quarta-feira, vale aplaudir o entardecer também do Farol do Cabo da Roca, que oferece um panorama de paisagem a 165 metros acima do nível do mar. É o único dia da semana em que é possível entrar no farol, erguido em 1772.

Foto: Luís Augusto Martins

Não deixe de entrar na onda do clichê - toda viagem tem um - e sair em uma fotografia ao lado da pedra que traz o poema de Camões. O local ainda possui uma loja de artigos turísticos, uma área de estacionamento e um restaurante. Tudo isso a cerca de 12 mil quilômetros até o ponto mais oriental da Ásia, o cabo de Dezhnev, na Sibéria.

COMO CHEGAR

De carro

Vindo de Lisboa, pegue a rodovia A5 até o fim e depois siga pela N91 em direção a Sintra, até encontrar uma entrada à esquerda que indica o Cabo da Roca.

Vindo de Belém, é possível fazer o percurso pela costa de Estoril/Cascais - a paisagem vale a pena - na rodovia N6. Na saída de Cascais, já é possível ver a placa de sinalização.

De ônibus

Vindo de Lisboa, pegue o trem (comboio) na estação Cais do Sodré até Cascais. Chegando lá, apanhe o ônibus 403 da empresa Scotturb, que tem parada no Cabo da Roca. Esse mesmo ônibus parte da estação de trens de Sintra.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00