Tanquinho esculpido

5 gifs com exercícios para perder a barriga a tempo do projeto verão

Especialistas mostram movimentos que podem ser feitos em casa desde já

12/08/2014 | 15h00
5 gifs com exercícios para perder a barriga a tempo do projeto verão Felipe Martini/RBS
Abdominais aliados a exercícios aeróbicos trazem resultados efetivos Foto: Felipe Martini / RBS

Correção:  Das 15h até as 17h50, este site informou equivocadamente que o nome do primeiro exercício do texto era "Prancha frontal isométrica". Na verdade, o correto é "Prancha funcional" O texto foi corrigido.

Apenas quatro meses nos distanciam do verão. Calor, praia e piscina são sinônimos de barriga à mostra. A tão temida "barriguinha" é um problema muito comum que pode ser combatido desde agora.

Leia também
Saiba por que o inverno é uma das melhores épocas para entrar em forma
Confira mitos e verdades sobre como cuidar da alimentação no inverno

A equipe da academia Estação Fitness demonstrou 5 exercícios para definir a região abdominal que podem ser feitos em casa. Confira os gifs abaixo:

1 – Prancha funcional (nível moderado)

Este exercício trabalha a parte inferior (infra) e parte lateral do abdômen (oblíquo). Com as mãos na linha do ombro, fique com o quadril elevado e a coluna reta na ponta dos pés. Flexione o joelho em direção alternadamente em direção aos cotovelos. Três séries de 10 repetições para cada perna.

2 – Oblíquo (nível moderado)

Em decúbito lateral (deitada de lado), apoie a mão na mesma linha do ombro e eleve a perna estendida em direção à parte superior. Esse exercício trabalha a parte lateral do abdômen. Três séries de dez repetições para cada perna.

Leia também:
Como usar o inverno a seu favor para manter a boa forma
Leia as últimas notícias de Vida e Estilo

3 – Supra com apoio (nível fácil)

Deitada de costas, apoie as pernas em um banquinho ou cadeira. Segundo a professora de educação física Marina Caspary, o apoio serve para diminuir a pressão na região lombar, o que facilita o movimento. Com o braços estendidos acima da cabeça, inspire. Realize a flexão, soltando o ar e encostando as palmas da mão no chão. Retorne a posição inicial inspirando e repita o movimento. Esse exercício trabalha o reto abdômen superior. Faça três séries de vinte repetições.

4 – Infra (nível moderado)

Em decúbito dorsal (deitada de costas), posicione as mãos embaixo do quadril com as palmas para baixo. Eleve as pernas com os pés paralelos. Pessoas que sofrem de dores na lombar não devem descer as pernas a um ângulo menor de 45 graus.

5 – Flexão de tronco e de quadril (nível difícil)

Nesse exercício popularmente conhecido como canivete, segure uma bola com os braços estendidos acima da cabeça. Flexione o tronco e o quadril ao mesmo tempo, passando a bola das mãos para os pés. Faça três séries de 10 repetições.

O professor de educação física Felipe Schröer Júnior lembra que os exercícios somente fortalecem os músculos. Para visualizar um resultado efetivo é necessário combinar os abdominais com exercícios aeróbicos e alimentação balanceada.

– Também é importante destacar que os exercícios não devem ser feitos todos os dias pois o corpo precisa de repouso. O recomendável é dividi-los em dois dias para trabalhar diferentes áreas do abdômen – orienta o especialista.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.