Incompreendidos

Confira 9 coisas que somente os tímidos entendem

Estudos de instituto sobre a timidez mostram, por exemplo, que nem todo tímido é introvertido

10/08/2014 | 11h02
Confira 9 coisas que somente os tímidos entendem Divulgação/Novo Tempo
Foto: Divulgação / Novo Tempo

A timidez não precisa ser encarada como um problema na vida das pessoas, muito pelo contrário, ela pode ser até considerada uma qualidade. Não acredita? Bem, é isso que os estudos comandados por Lynne Henderson, diretor do Instituto de Timidez de Berkeley, na Califórnia, tentam provar. Com base nessas pesquisas, o jornal The Huffington Post elaborou essa lista de coisas que somente os tímidos entendem. Confira:

1. Ficar desconfortável em uma sala cheia de estranhos



Quando você é tímido, uma multidão imensa de pessoas com quem você precisa socializar é, provavelmente, o último tipo de lugar onde você gostaria de estar.

2. Ser um bom ouvinte é parte da sua natureza

Quando você é quieto, você também é observador. Esse hábito faz com que pessoas tímidas sejam ótimos ouvintes, amigos, colegas de trabalho e parceiros mais atenciosos.

3. Sempre pensar antes de falar



Não é que as pessoas tímidas sejam sempre em silenciosas, elas estão apenas tomando um tempo para organizar seus pensamentos.

4. Como é chato ser chamado de introvertido



As duas características são muitas vezes usadas como sinônimos, mas as pessoas tímidas nem sempre são introvertidas — e aqueles que não se enquadram em ambos os campos compreendem a frustração que é com ser classificado como tal.

5. Temer as palavras "fale mais alto"

Você está fazendo alguma apresentação e alguém diz: "Pode falar um pouco mais alto?" — é o pior pesadelo de uma pessoa tímida, não importa quantas vezes isso aconteça.

6."Ser mais extrovertido" não é algo que você pode facilmente aprender (e você nem quer)

Dizer a uma pessoa tímida para "ser mais extrovertido" não vai ajudar — na verdade, ela pode fazer exatamente o contrário. As pessoas tímidas que também são introvertidas podem não querer mesmo ser extrovertidas ou excessivamente ativas em um ambiente social.

7. Saber que seria um grande líder — mas ter que trabalhar muito para provar isso

Indivíduos quietos muitas vezes tem que fazer o dobro do esforço para se destacar, especialmente no local de trabalho.

8. Preferir a sombra aos holofotes



Enquanto ter uma atitude mais discreta muitas vezes pode ser desaprovada, existem alguns benefícios para ela — especialmente no local de trabalho.

9. Todo mundo pensa que sua timidez é um problema (mas você sabe que não é)

Timidez, como qualquer outro traço de personalidade, tem seus prós e contras. A chave é aproveitar o que o torna mais reservado e usá-lo para sua vantagem.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.