![Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/17004676.jpg?w=700)
Terminar um relacionamento nunca é fácil. Depois do ponto final, começa a faxina emocional com a limpa de gavetas, álbuns de fotos e presentes. Mas o calvário não fica apenas no mundo real. Na era das redes sociais, atualizar o status de relacionamento, limpar álbuns e empacotar as lembranças digitais fazem parte do processo.
- Antigamente, as pessoas costumavam jogar tudo numa caixa, esconder para tirar da vista e limpar o ambiente nesse momento de reestruturação. Atualmente, com as redes sociais, essa relação mudou - conta o psicólogo colaborador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP Marcio Berber Diz Amadeu.
Leia também
Veja 5 motivos pelos quais os casais mais brigam e saiba evitá-los
Conheça as 5 principais reclamações sobre sogras e saiba evitá-las
A consultora de marketing pessoal e autora do livro Etiqueta 3.0, Ligia Marques, dá algumas dicas simples de como se comportar nas redes sociais após o término:
Quando mudar o status no Facebook?
Aconselhamos, ao término de um relacionamento, aguardar um tempo para modificar o status. Essa alteração pode criar uma mágoa extra em quem já se sente muito depressivo. Para não deixar o status de comprometimento, o ideal é alterarmos a privacidade desse item, de modo que somente o próprio dono do perfil tenha acesso a ele. Depois de um mês, mais ou menos, podemos colocar de volta "solteiro". Mas é apenas um conselho.
O que fazer com as lembranças digitais (fotos, vídeos e e-mails)?
Nesse caso, dependerá das circunstâncias em que o relacionamento foi terminado. Pode-se deletar tudo, alterar a privacidade para ninguém mais ver, ou guardar como lembrança. Cada um vai escolher.
Devo deletar o ex das redes?
Sim. Sem dúvidas. A nossa rede social é um círculo de amizades, de pessoas, com as quais gostamos de ter contato, que têm algo em comum conosco, que fariam parte de nosso mundo real sem problema. Um ex, de repente, não mais preencherá esses quesitos. Tudo depende de como o relacionamento terminou e da cabeça de cada envolvido.
Se não deletar, quando se deve voltar a interagir com o ex?
Caberá a cada um descobrir isso. Sempre devemos procurar não incomodar ninguém. Isso vale para ex também. Se quiser voltar a conversar como amigos, ótimo! Se não houver condições emocionais para isso, paciência. Delete, esqueça, vire a página (literalmente!).