Comportamento

Suicídio assistido

Vítima de câncer cerebral, jovem americana morre nos Estados Unidos

Jovem se mudou da Califórnia para Oregon para fazer a eutanásia

Brittany Maynard, uma jovem norte-americana de 29 anos diagnosticada com câncer terminal, morreu no dia 1° de novembro, um dia após o aniversário do marido. O vídeo em que ela planejou a morte foi visto por milhões de usuários da Internet nos últimos dias.

- Adeus a todos os meus queridos amigos e família que tanto amo. Hoje é o dia que eu escolhi para ir com dignidade em face da minha doença terminal, esse terrível câncer no cérebro que tanto me fez sofrer, mas teria feito muito mais - escreveu em uma mensagem que circulou amplamente nas redes sociais.

No começo do ano, ela e o marido, recém-casados, estavam planejando ter um filho, mas desistiram ao saber do diagnóstico. Nesse mesmo período, o casal mudou-se da Califórnia (onde a eutanásia é proibida) para Oregon (onde é permitida).

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Maynard tinha uma lista de atividades que gostaria de fazer antes de morrer. Realizou uma delas na semana passada: viajou para Grand Canyon, no Estado do Arizona. Sean Crowley, porta-voz da Compassion & Choices, um grupo de ativistas que ajudou Maynard a suportar os seus últimos dias, informou que ela morreu em paz, na sua casa, perto da família.

- Ela se foi, mas a força e o amor dela pela vida e pela natureza continuam conosco - afirmou Barbara Coombs Lee, presidente da organização.

*AFP

Reprodução / YouTube
Em seus últimos dias de vida, Brittany Maynard lutou pelo direito de "morrer com dignidade"
GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00