
A nota média em matemática e redação dos alunos concluintes do Ensino Médio que fizeram o Enem caiu nesta última edição do exame, conforme o Ministério da Educação (MEC). No último ano, mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram o exame, sendo 1,4 mil deles como concluintes do Ensino Médio.
No Enem 2014, a média desses alunos na prova de matemática foi de 476,6 pontos, uma queda de 7,3% em relação ao desempenho dos alunos que fizeram o Enem 2013, de 514,1 pontos.
Em redação, também houve queda. A nota média da redação dos estudantes concluintes de ensino médio foi de 470,8 pontos em 2014, uma queda de 9,7% em relação a 2013, quando a nota foi de 521,1 pontos.
Inep liberará acesso ao resultado do Enem no fim do dia
Em 2013, a redação do Enem enfocou a lei seca. No ano seguinte, o tema foi questões éticas associadas à publicidade infantil.
- O tema de 2013 já tinha sido muito debatido, diferente do tema de 2014. Não diria que foi um tema mais difícil, mas que foi menos discutido nacionalmente - observou o ministro da Educação, Cid Gomes.
Na edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram nota zero na redação, enquando 250 obtiveram a nota máxima, de mil pontos. Na edição do ano anterior, com menos inscritos, 481 redações tiveram nota mil e 106.742, nota zero.
Inscrições para o Sisu 2015 começam no dia 19 de janeiro
Média geral também foi inferior a de 2013
Em ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos, o desempenho dos estudantes concluintes em 2014 foi melhor que em 2013 - as variações positivas foram de 5,4%, 2,3% e 3,9%, respectivamente.
Comparando o quadro geral, considerando todas as seções, a média global de 2014 dos estudantes concluintes do ensino médio no Enem foi de 499 pontos, ante 504,3 pontos em 2013 (uma queda de 1%).
- Na média, ficamos estável, não houve grande evolução - comentou o ministro.
MEC divulga notas das escolas no Enem 2013
Notas individuais serão divulgadas nesta terça-feira
Os estudantes que fizeram o Enem em 2014 poderão acessar suas notas na noite desta terça-feira, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A divulgação não tem hora marcada e o portal do órgão ainda enfrenta instabilidade, devido a ataques de hackers, o que pode dificultar o acesso dos participantes ao boletim de desempenho.
- Isso é comum, no dia das inscrições do Enem também enfrentamos esse tipo de ataque, de grupos que querem "derrubar" o portal. Mas contratamos uma equipe terceirizada que está no Inep neste momento, trabalhando para garantir o acesso ao portal - explicou o presidente do Inep, Francisco Soares.
Como acessar as notas?
- Para acessar o resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. A senha poderá ser recuperada no próprio portal.
- Nesta terça-feira, serão divulgadas as notas dos participantes nas cinco áreas do Enem: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e Redação.
- O espelho das redações, que explica ao aluno seu desempenho nas cinco competências avaliadas, só será divulgado após dois meses, em meados de março.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem:
- Domínio da norma padrão da língua escrita
- Compreensão da proposta de redação
- Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos
Veja os programas que utilizam a nota do Enem:
Ciências sem fronteiras
Oferece bolsas de estudo em universidades estrangeiras para estudantes do Ensino Superior. O estudante deve obter ao menos 600 pontos no Enem para participar.
Certificado do Ensino Médio
O candidato deve fazer a opção na inscrição para o exame e ter 18 anos ou mais na data da prova. É preciso conseguir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas objetivas e 500 pontos na redação.
Programa Universidade para Todos (ProUni)
Seleciona candidatos para bolsas em instituições particulares de Ensino Superior. O candidato deve ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em escola particular como bolsista. A seleção leva em conta a renda do candidato. Para concorrer a uma bolsa de 100%, o estudante deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para concorrer a bolsa de 50%, deve ter renda de até três salários mínimos. É preciso tirar no mínimo 450 pontos na média das notas das provas do Enem e nota acima de zero na redação.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de Ensino Superior. Para participar, é preciso apenas ter concluído o Ensino Médio. O candidato não pode zerar a redação do Enem. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.
Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec)
Oferece vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. Para participar, é preciso apenas ter concluído o Ensino Médio. O candidato não pode zerar a redação do Enem.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Financia até 100% do valor da mensalidade a juros de 3,4% ao ano concedido a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado. Podem participar estudantes com renda familiar mensal bruta inferior a 20 salários mínimos, matriculados em instituições participantes que participem do programa e tenham avaliação positiva do MEC. É preciso ter feito o Enem, mas não é exigida nota mínima.
* Zero Hora, com agências