Conhecida por reduzir a aparência das rugas na testa e em volta dos olhos, a toxina botulínica é um dos recursos mais utilizados por mulheres a partir de 35 anos para amenizar os efeitos do tempo sobre a face. Agora, a novidade é a aplicação de forma preventiva por pacientes com menos de 30 anos.
Cada dia mais popular em São Paulo, a técnica ainda é usada pela minoria das gaúchas, que recorrem às injeções somente em casos mais avançados de marcas de envelhecimento. De acordo com a dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia Márcia Donadussi, algumas pacientes já têm histórico genético de rugas em determinadas regiões, então, recorrer à toxina botulínica é uma saída para evitar sinais mais profundos:
Saiba como o botox pode reduzir a dor das mulheres durante o sexo
- A substância tem sido muito estudada e se viu que ela tem papel preventivo. Antes, se achava que, passado o seu efeit,o as linhas voltariam, mas a gente nota diferença se aplica ela de forma contínua e consegue educar a musculatura para envelhecer com um ar mais leve.
No entanto, a indicação da toxina para jovens deve ser feita com bom senso, segundo a especialista, e ser aplicada somente em casos em que realmente há necessidade:
Botox pode ser usado para tratar câncer de estômago
- A maneira como a pessoa contrai a musculatura da face é bem individual, tanto que há pacientes que apresentam muitas rugas em um local e poucas em outro, e indivíduos que apresentam mais rugas do que outras na mesma idade. Algumas apresentam rugas de expressão numa idade mais jovem do que as outras, isso depende da própria maneira da pessoa se expressar. A aplicação de toxina botulínica não é igual para todos, sendo sempre importante avaliar bem cada paciente - diz a dermatologista Juliana Catucci Boza.
Quem quiser evitar a intervenção antes dos 30 anos, deve investir na precaução. A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia-secção RS, Clarissa Prati, sugere outras opções como uso de filtro solar diário, ácidos e outros cosméticos e até mesmo peelings e laser. Eles tratam a pele diretamente, que é a maior causa das linhas.
Uso terapêutico do botox é aliado de áreas como a neurologia, a fisiatria e a urologia
O que são as rugas
Terror entre as mulheres, as rugas podem ser provocadas por dois fatores. Conforme a dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia Márcia Donadussi, a primeira causa é a própria musculatura hipercinética (quando o músculo é muito forte, como se fosse malhado). Esta característica é genética e pode ser privilegiada pela toxina botulínica.
Novos tratamentos trazem avanços no combate à enxaqueca
Outro caso é quando os músculos estão normais, no entanto, a pele perdeu a elasticidade e colágeno, formando os sinais.
- As rugas se formam não só por causa do músculo. É mais a qualidade da pele sobre a musculatura do que a musculatura em si - explica Márcia.
Para saber se está na hora de procurar um especialista, Márcia ensina um truque fácil: basta franzir a testa, como se estivesse brava. Se ao relaxar a face a cara fechada se mantiver, o ideal é visitar um profissional para fazer uma avaliação.
Leia mais notícias de Vida e Estilo