Carlos Barbosa

Em desfile emocionante, menina com síndrome de Down ganha faixa de homenageada

Título de Senhorita Festiqueijo ficou com Cheila Paula Pansera , 22 anos

Por: Zero Hora
19/03/2016 - 23h22min | Atualizada em 21/03/2016 - 00h15min

Bastou Paloma Lopes Deitos pisar na passarela do Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa, neste sábado, para que a plateia, a maioria com os olhos marejados de lágrimas, se levantasse diante da menina de 18 anos com síndrome de Down. Ela era uma das 13 concorrentes do Senhorita Festiqueijo, principal concurso da cidade, e que elege a corte do festival. 

Leia mais
"Estou bem famosa", diz candidata à Senhorita Festiqueijo que tem síndrome de Down  
A expectativa de uma mãe que espera bebê com alto risco de síndrome de Down
10 coisas que é preciso saber sobre a Síndrome de Down  

Nervosa e emocionada, refletindo os sentimentos que também eram das colegas, Paloma deu uma aula de cidadania. No discurso, lido pelo orador, a estudante do 6º ano da Escola Carlos Barbosa disse ser "uma honra poder participar da escolha da senhorita e uma oportunidade para mostrar às pessoas que ser diferente é normal". Também mostrou confiança: "Tenho orgulho de ser eu mesma e estar aqui hoje". O texto fez com que até os menos emotivos caíssem no choro. 

Foto: Felipe Nogs / Agência RBS

Das concorrentes, ela e a mãe, Cristiane Lopes Gusatto, ganharam flores e uma lembrança. As meninas também leram uma carta em homenagem a Paloma. Para coroar a noite de gala, a menina recebeu dos jurados uma faixa com a palavra homenageada.

—  Não consigo nem descrever. Foi uma emoção incontrolável. Eu me senti vitoriosa — disse a mãe, que só saiu de perto da filha no momento em que Paloma subiu na passarela.

Foto: Felipe Nogs / Agência RBS

— Desde pequena ela sentia vontade de desfilar. Há dois anos ela pediu, mas ainda não tinha idade — revelou Cristiane.

Devido a seu grau de escolaridade, Paloma também não poderia concorrer nesta edição, mas a organização mudou o regulamento e possibilitou que ela disputasse a coroa, que ficou com Cheila Paula Pansera , de 22 anos. Stephanie Pech, também de 22 anos, foi escolhida a Dama de Companhia.

— Acreditamos que esse início do nosso festival tem algo a mais. A presença da Paloma mostra a inclusão. A procura dela por esse espaço é muito importante. A gente abriu as portas do nossos festival para tentar realizar o sonho dela. Essa inclusão é uma maneira de abrir os olhos das pessoas. De mostrar que essas pessoas existem — disse o presidente da 27ª Festiqueijo, Roberto Da Fré.

Foto: Felipe Nogs / Agência RBS

O evento ocorre de 1º a 31 de julho no Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa. Para a edição deste ano, são esperadas cerca de 80 mil pessoas.   

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.