
Correção: a estação do Inmet em São José dos Ausentes não realizou marcações de temperatura na madrugada desta terça-feira devido a um problema técnico. A informação, já corrigida, permaneceu publicada neste site das 6h55min às 16h30min.
O Rio Grande do Sul terá dois ápices de frio nesta semana. O primeiro ocorreu nesta madrugada, a mais gélida do ano, de acordo com a Somar Meteorologia. O segundo será no sábado. Isso porque, nesta quinta-feira, o Estado está no centro de uma massa de ar fria, que bloqueia as chances de aumentar a temperatura.
Neste início de manhã, os termômetros marcaram -4ºC em Serafina Corrêa, a menor do Estado, -3,8ºC em Bom Jesus da Serra, -3,4ºC em Cambará do Sul, e 1,8ºC em Porto Alegre. O Litoral Norte teve a temperatura mais alta, fez 7ºC em Torres às 6h. Em Vacaria, a mínima foi de -1,4ºC, mas a sensação térmica chegou a -7ºC.
A quinta-feira é dia de se despedir temporariamente do sol. O astro-rei deve predominar, mas as máximas não devem ultrapassar os 16ºC. Na sexta-feira, a nebulosidade trazida por uma frente fria deve avançar pelo Estado, principalmente na Região Sul.
– Ainda que os termômetros não registrem temperatura tão baixa quanto na quinta-feira, a umidade da sexta fará com que as chances de nevar em lugares incomuns, como Canguçu, Morro Redondo e Piratini, sejam altas – prevê Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Leia também:
Madrugada desta quinta-feira foi a mais fria do ano em Porto Alegre
7 dicas para curtir o frio no Rio Grande do Sul
Com -5,3°C, Urupema registra a temperatura mais baixa do ano em SC
Para quem planeja curtir o final de semana dos Namorados na Serra e pretende ver neve, as chances de os municípios da região registrarem o fenômeno é alta no sábado. Isso porque a frente fria avança para os Campos de Cima da Serra.
Como a chuva será passageira, uma nova massa de ar frio deve chegar ao Rio Grande do Sul no sábado, fazendo com que o Estado registre o segundo ápice de frio da semana. A temperatura pode ser ainda mais baixa do que os termômetros marcaram nesta quinta. As Regiões Norte e Oeste também podem ter mínimas negativas no final de semana.
Na serra catarinense, quinta-feira amanheceu com -5,1ºC
O município de Urupema registrou também a menor temperatura do ano em Santa Catarina; -5,1ºC. Por lá, o vento de 65 km/h fez com que a sensação térmica chegasse a -29ºC, de acordo com a central de monitoramento da Epagri Ciram, órgão estadual de acompanhamento do tempo.
Além de Urupema, cidades do Oeste e do Norte catarinense também tiveram temperatura negativa. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcavam -4,2°C às 6h. Em São Joaquim, a temperatura chegou a -3,7°C.