TV

Conheça os finalistas do Desafio Farroupilha

Reality de danças tradicionais gaúchas exibido pelo Jornal do Almoço anunciou as duas invernadas que estão na final de 17 de setembro

Por: Giovani Grizotti
10/09/2016 - 13h10min | Atualizada em 10/09/2016 - 13h10min
Conheça os finalistas do Desafio Farroupilha Giovani Grizotti/Agencia RBS
Foto: Giovani Grizotti / Agencia RBS

As invernadas dos CTGs Tiarayu, de Porto Alegre, e Ronda Charrua, de Farroupilha, disputarão a grande final Desafio Farroupilha, reality de danças tradicionais gaúchas exibido pelo Jornal do Almoço, na RBS TV. O anúncio dos finalistas foi feito pela dupla César Oliveira & Rogério Melo no sétimo episódio da série, que foi ao ar neste sábado.

Leia mais:
Conheça a "guarda real" da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha
CTG M'Bororé , de Campo Bom, vence a 22ª edição do Festmirim
Curiosidades sobre a Chama Crioula

Os grupos foram selecionados entre oito semi-finalistas com base em histórias de superação e mobilização, e também em uma apresentação realizada em junho diante de um grupo de jurados. 

– Nesse desafio, estamos representando cada entidade, cada dançarino desse estado que tem paixão em viver sua cultura – alegra-se Renato Cavalheiro, coreógrafo e dançarino do Ronda Charrua. 

Para disputar a grande final, os dois CTGs foram desafiados a cumprir uma missão: coreografar uma carreira de cancha reta, tradição típica do interior gaúcho em que cavalos correm em uma pista de chão batido, na disputa pelo primeiro lugar.

CTG Tiarayu, de Porto Alegre, é um dos finalistas Foto: Deivis Bueno / Divulgação

Buscando conhecer as histórias de quem vive essa tradição, César Oliveira & Rogério Melo levaram os dançarinos do Ronda e do Tiarayu até a localidade de Potreiro Grande, interior de Sentinela do Sul. Lá, eles descobriram como funcionam as carreiras e ouviram relatos de jóckeys e proprietários de cavalos. Também almoçaram um típico churrasco da região. No final da gravação, uma brincadeira anunciada pela dupla deixou um clima de tensão no ar: eles anunciaram que iriam se separar. Mas logo em seguida explicaram: César Oliveira irá "amadrinhar", ou seja, acompanhar o CTG Tiarayu, enquanto que Rogério Melo acompanharia o Ronda. A eles, caberá a tarefa de compor a música tema da dança, com base nas histórias coletadas durante as carreiras.

De Farroupilha, o CTG Ronda Charrua também está na disputa final Foto: Deivis Bueno / Divulgação

A partir da composição da música, as invernadas terão de montar uma coreografia capaz de retratar fielmente uma carreira de cancha reta, por meio da dança. O grupo que melhor desempenhar essa tarefa, será o vencedor. O resultado desse "desafio" será apresentado a um grupo de cinco jurados, ao vivo, durante o programa especial Bah, Desafio Farroupilha, que a RBS TV exibe em 17 de setembro. Antes, no Jornal do Almoço, será exibido o último episódio, em que serão mostrados o processo de criação da música-tema, bem como a montagem das coreografias e os ensaios finais. 

– O desafio está sendo uma surpresa muito boa para nós, diferente de tudo o que já fazemos – anima-se o coreógrafo e dançarino do CTG Tiarayu, Duda Freitas.

Além do vencedor do voto técnico, o Desafio vai escolher também o grupo preferido do público, a partir de uma votação que está sendo realizada no G1RS até o dia 15 de setembro.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.