Competição

CTG Tiarayú é o grande vencedor do Desafio Farroupilha

Final do reality de danças tradicionais gaúchas ocorreu neste sábado no Acampamento Farroupilha, na Capital

Por: Giovani Grizotti
17/09/2016 - 20h04min | Atualizada em 17/09/2016 - 20h06min
CTG Tiarayú é o grande vencedor do Desafio Farroupilha Giovani Grizotti/
Foto: Giovani Grizotti

A invernada do CTG Tiarayú, de Porto Alegre, é a grande vencedora do Desafio Farroupilha, reality de danças tradicionais gaúchas exibido pela RBS TV. A disputa com o CTG Ronda Charrua foi apresentada neste sábado, durante o especial Bah - Desafio Farroupilha, transmitido ao vivo do Acampamento Farroupilha.

Aos dois finalistas foi proposto um desafio: transformar em dança uma carreira de cancha reta, competição de cavalos típica do interior do Rio Grande do Sul. Os dançarinos do Tiarayú arrancaram aplausos da plateia com uma coreografia sobre um cavalo que tem fama de azarão, por ficar em segundo lugar na corrida (foto abaixo). É uma paródia que se confunde com a própria história dos dançarinos, conhecidos por chegar às finais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) sem vencer.

Foto: Reprodução

Leia mais:
Na Semana Farroupilha, confira dicas para economizar no churrasco 
Conheça a "tradução" de algumas músicas tradicionais gaúchas
App Farroupilha traz dicas e serviço para visitantes do Acampamento 

Com cenas que reproduzem o ambiente das carreiras, repletas de comidas típicas, jogo de truco, o grupo utilizou integrantes das invernadas veterana e juvenil como figurantes ao redor da "pista" que houve a disputa. Os cavalos utilizados na coreografia eram de fibra, com dançarinos montados representando os jóqueis. No final, contrariando a sina da invernada do CTG, venceu o cavalo "Tiarayú". A escolha foi unânime entre os jurados. Coube ao folclorista Paixão Côrtes entregar o troféu de campeão.

— A gente se preparou muito com coreografia, pesquisa sobre as carreiras de cancha reta. É a recompensa pelo nosso trabalho — festeja o coreógrafo do Tiarayu, Duda Freitas

Já o CTG Ronda Charrua apresentou na dança cenas que parecem ter saído de um filme: fumaça, explosões e até sangue para encenar uma batalha entre índios Charruas e tropas do império uruguaio, após uma disputa entre cavalos rivais. Os animais foram representados por estruturas de metal montadas pelos próprios dançarinos, que durante a semana, exibiam imagens na internet em que aparecem manuseado aparelhos de solda em uma oficina.

— O que era para ser uma rivalidade, se tornou amizade. O saldo mais positivo foi reforçar uma relação de respeito e amizade que uma entidade tem pela outra — afirma a patroa do CTG Ronda Charrua, Liane Tronco.

Apresentado pela jornalista Carla Fachim, o programa Bah também destacou outro vencedor do Desafio Farroupilha, o Grupo de Artes Nativas Ivi Maraé, de São Leopoldo, que conquistou a preferência do público com 37% dos quase 190 mil votos computados pelo G1.

Durante 4 meses, o Desafio Farroupilha mobilizou os mais de 1200 grupos de danças tradicionais existentes no estado e que reúnem mais de 30 mil dançarinos. A partir de indicações feitas pelas redes sociais, foram escolhidos oito semifinalistas, dos quais, dois se classificaram para a final. 

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.