Previsão do tempo

Estado terá nova onda de frio nesta semana, com risco de geada

Após domingo de calor, temperatura cai na segunda-feira; na Serra, a mínima pode chegar a até 1ºC na terça-feira

18/09/2016 - 08h50min | Atualizada em 18/09/2016 - 09h24min
Estado terá nova onda de frio nesta semana, com risco de geada Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O domingo terá predomínio de sol na maior parte do Rio Grande do Sul — apenas no Norte e Nordeste deve chover ao longo do dia, com risco de raios. Mas o calor não vai durar muito: a partir de segunda-feira, uma nova onda de frio atingirá os gaúchos.

O motivo do tempo instável, conforme a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia, é a formação de um sistema de baixa pressão no país, que irá "empurrar" a umidade da Amazônia para o Sul. A mínima registrada neste domingo foi de 8°C, na Serra. Já a máxima deve chegar aos 29°C, no Noroeste.

Leia mais:
Domingo começa seco, mas chuva chega ao Estado no fim do dia
El Niño mais forte dos últimos 15 anos faz sentir seus efeitos, diz ONU

Na segunda-feira, deve chover apenas no extremo sul do Estado. Na maioria das cidades, o tempo ficará estável. Por causa de uma massa de ar de origem polar, a temperatura sofrerá uma queda, com mínimas em torno dos 4°C. A máxima não deve passar dos 22°C.

Fará ainda mais frio na terça-feira, com mínima prevista de 1°C, na Serra. Há risco de geada na região, em cidades próximas a São José dos Ausentes. A máxima ficará estável, em torno dos 23°C. 

Na quarta-feira, o dia também será marcado pelo frio. Quem gosta de calor terá apenas a quinta e a sexta-feira para comemorar, quando os termômetros do Estado estarão em elevação.

Fabiene explica que o frio é comum para o mês de setembro, pois ainda é inverno. No ano passado, as temperaturas não ficaram tão baixas nessa época por causa do El Niño, fenômeno que provoca chuvas com frequência e diminui o risco de geadas.

— Em anos de El Niño, a temperatura global sempre fica mais elevada — completa a meteorologista.

Leia as últimas notícias de Vida e Estilo

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.