Tecnologia

Fãs de 'Mario' poderão matar a saudade da franquia com novo jogo para iPhone

Jogo para iOS 'Super Mario Run' foi anunciado em evento da Apple, em San Francisco, na Califórnia

09/09/2016 - 15h29min | Atualizada em 09/09/2016 - 15h29min
Fãs de 'Mario' poderão matar a saudade da franquia com novo jogo para iPhone STEPHEN LAM/GETTY IMAGES NORTH AMERICA
O criador do 'Super Mario' no palco do evento da Apple Foto: STEPHEN LAM / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

O iPhone 7 e 7 Plus não foram as maiores surpresas anunciadas durante o evento da Apple na última quarta-feira. Rumores já previam algumas novidades que a nova geração de smartphones da marca teriam, o que inclui uma câmera de duas lentes e a remoção da entrada dos fones de ouvido. Surpreendente mesmo foi o anúncio do primeiro jogo de 'Super Mario' para iOS. 

Leia mais:
Apple lança iPhone 7 e 7 Plus à prova d'água e fones de ouvido sem fio

Mario finalmente chegará ao seu iPhone neste ano, em dezembro. O jogo chamado de 'Super Mario Run' estará disponível apenas para download em dispositivos iOS. O game será gratuito, mas vai oferecer itens pagos dentro do aplicativo. 

O jogo, desde que foi anunciado, é vendido como uma nova experiência Mario totalmente focada para o mobile. Não poderia ser diferente, já que características como o tamanho da tela e o comportamento do usuário — que pode jogar enquanto espera pelo ônibus ou enquanto toma um café — exigem experiências diferentes. Isso quer dizer que você terá como matar a saudade do game para console, mas com uma dinâmica diferente. 

Em 'Super Mario Run', Mario move-se automaticamente para a frente, no estilo corrida infinita — ou seja, da esquerda para direita — e deve enfrentar obstáculos em tempos cronometrados, como espécies de missões. Ao jogador cabe escolher os tipos de pulo e coordenar os movimentos do personagem de acordo com o tempo e a velocidade de toques na tela. 

Há três modos diferentes de jogo: um deles tem como objetivo coletar o máximo de moedas em meio a obstáculos. O segundo usa os dados de jogo de outros usuários para ver quem consegue completar melhor a mesma missão. O último consiste em criar seu próprio Reino Cogumelo usando as moedas e Toads que foram capturados pelo caminho durante os outros dois modos. 

Mergulho profundo da Nintendo no mercado de jogos para smartphone

Por anos resistente ao mercado de jogos para smartphone, a Nintendo, que é dona de parte da Niantic, começou a dar seus primeiros grandes passos nesse sentido com Pokémon Go, um sucesso mundial. 'Super Mario Run' é o segundo jogo oficial da empresa para smartphones depois do modesto Miitomo, lançado no começo deste ano. 

— A Nintendo sempre foi uma empresa muito tradicionalista, nunca saiu da sua própria plataforma. A empresa tinha muito orgulho das suas franquias para levar para o mobile, que é terra de ninguém, qualquer um pode fazer um jogo em casa. Até então, eles não precisavam apostar neste mercado porque estavam vendendo bem, mas depois que o Wii U não fez muito sucesso, talvez repensaram a estratégia — comenta Maurício Gehling, professor de jogos digitais da Unisinos.

Anúncio do game durante evento da Apple, em San Francisco, na Califórnia

Ao IGN, site especializados em notícias de videogames, Shigeru Miyamoto, o criador do Mario e gênio criativo da Nintendo, declarou que o objetivo do jogo é fazer com que o grande público possa jogar, ou seja, até mesmo quem não é tão bom com games. Ele também garantiu que os fãs de Mario não devem se preocupar, pois o jogo será desafiante, assim como os demais games da franquia. 

Miyamoto  também afirmou que a escolha pelo iOS seria devido à estabilidade da plataforma da Apple, e que, eventualmente, mas não neste ano, o game chegaria para Android.

A Nintendo, que há alguns anos vem gerando dúvidas se teria o mesmo destino que a Sega e a Atari, teve uma grande valorização das suas ações em julho devido ao sucesso de Pokémon Go. Na quarta-feira, com o anúncio do lançamento de 'Super Mario Run', as ações da empresa encerram o dia com alta de 25%.

Leia mais notícias de vida e estilo


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.