Conscientização

Semana Nacional de Trânsito chama atenção para a importância de mudanças em atitudes cotidianas

Tema deste ano, escolhido pelo Contran, é "Eu sou + 1 por um trânsito + seguro"

Por: Zero Hora
21/09/2016 - 14h15min | Atualizada em 21/09/2016 - 14h15min
Semana Nacional de Trânsito chama atenção para a importância de mudanças em atitudes cotidianas Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Com o tema "Eu sou + 1 por um trânsito + seguro", a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 deste mês, propõe que as pessoas reflitam sobre atitudes que fazem a diferença. E o ponto fundamental é a decisão de mudar ações cotidianas por meio da conscientização.

— Acreditamos que o papel da educação é sensibilizar os cidadãos para que repensem o que podem melhorar. E, a partir daí, modifiquem o comportamento — analisa Adriana Lopes Reston, coordenadora de ensino à distância da Escola Pública de Trânsito do Detran-RS.

Leia também:
CRBM para de multar condutores pela Lei do Farol Baixo
Metalúrgicos bloqueiam trecho da BR-392 em protesto no sul do RS

A pedagoga afirma que a fiscalização não deixa de ter seu caráter educativo, mas trata-se de atos punitivos:

— A ideia da educação é passar a fazer o que é correto não por medo de uma multa, mas por acreditar que aquela atitude vai melhorar a vida das pessoas, trazendo segurança para todos que convivem no trânsito.

De janeiro a agosto de 2016, 1.107 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul, de acordo com o Detran-RS. Os números são inferiores aos registrados no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 1.218 óbitos, mas seguem reforçando a necessidade de aperfeiçoar a segurança nas vias. Adriana explica que a educação pode ocorrer em espaços formais, como os Centro de Formação de Condutores (CFCs), mas também em outros meios: 

— As pessoas têm de se comunicar umas com as outras. Dentro do carro, estamos refugiados num anonimato. Então, poder olhar no olho do outro condutor, fazer um gesto que ele entenda o que eu quero, assim como com o pedestre, é importante. Quando fazemos escolhas mais corretas, não só no trânsito, isso se reflete em diversas dimensões da nossa vida.

CFC usa humor para chama atenção

Para mostrar a motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo que a gentileza nas ruas é o caminho para um trânsito mais seguro, um CFC do Vale do Sinos buscou uma forma diferente de abordar o assunto. Uma atividade em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Nova Hartz valorizou as boas atitudes.

Encabeçada pelo CFC Valderez, a ação com o nome de "Gentileza é uma via de mão dupla" levou equipes para as ruas alertando para a importância de parar nas faixas de pedestres. Após o toque de uma buzina, os condutores que paravam eram saudados pelo grupo na manhã desta quarta-feira.

O tema da Semana Nacional do Trânsito foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No Rio Grande do Sul, a programação inclui seminários, cursos, workshops, apresentações artísticas, blitze educativas e de fiscalização (a programação pode ser conferida aqui).

Em Porto Alegre, uma das atrações da Semana será o 2º Seminário Porto Alegre para as Pessoas, com palestras e debates sobre fatores de riscos para lesões e mortes no trânsito e mobilidade. O evento, aberto a todos os interessados, será realizado na quinta-feira no Hotel Continental.


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.