Vídeo

11 coisas que você provavelmente não sabe que pode fazer no micro-ondas

Essas dicas vão te ajudar a resolver problemas básicos do dia-a-dia

19/10/2016 - 11h52min | Atualizada em 19/10/2016 - 16h09min

Pra quê você costuma usar o micro-ondas que tem casa? Para estourar pipoca? Esquentar o seu copo de leite ou a comida que sobrou do almoço? Talvez até se aventure a preparar um bolo de caneca ou um brigadeiro. Mas fato é que o aparelho pode te ajudar a resolver vários probleminhas básicos do dia-a-dia, como devolver a crocância da batatinha frita que ficou mole ou remover a etiqueta adesiva de um vaso ou copo sem deixar a peça cheia de colinha. Confira 11 coisas interessantes que podem ser resolvidas facilmente no micro.

Espremer limão ou laranja

Foto: Reprodução

Sabe quando não escolhemos o limão direito e ele está duro para espremer? É possível livrar-se deste problema facilmente. Corte o limão ao meio, coloque num prato e aqueça por até 30 segundos. O suco sairá mais facilmente. A dica também vale para a laranja.

Tirar a casca do alho

Foto: Reprodução

Geralmente, a casquinha não sai fácil e sempre jogamos fora uma boa parte do tempero junto. Para acabar com isso, aqueça o alho por 30 segundos no micro. A casca sairá facilmente. Mas tome cuidado para não se queimar.

Leia mais
12 coisas que você provavelmente não sabe sobre a separação do lixo
Saiba como eliminar o cheiro ruim nas lixeiras dentro de casa
VÍDEO: como afiar a faca com uma chaira

Remover etiquetas adesivas

Foto: Reprodução

Não tem coisa mais chata do que tirar a etiqueta de um copo ou prato e sair só um pedaço ou ficar cheio de colinha na peça. Para acabar com esse problema, coloque algumas gotas de água na etiqueta e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Feito isso, retire o adesivo normalmente.

Secar ervas frescas

Foto: Reprodução

Com essa dica vai ser fácil secar rapidamente ervas como salsinha e manjericão. Coloque o equivalente a uma xícara da erva escolhida em uma toalha de papel e esquente por 3 a 4 minutos em potência alta. Tire do micro e amasse as ervas dentro do próprio papel para quebrá-las.

Caramelizar o açúcar

Foto: Reprodução

Coloque 200g de açúcar numa jarra refratária e adicione 4 colheres de sopa de água. Deixe no micro-ondas por 5 a 7 minutos em potência alta, sem mexer, até que doure.

Batatinhas crocantes de novo

Foto: Reprodução

As deliciosas batatinhas fritas podem ficar amolecidas depois de algumas horas em um pacote aberto. Se isso acontecer, coloque-as no micro envoltas em um papel-toalha por 10 a 20 segundos e elas ficarão crocantes novamente.

Picar cebola sem chororô!

Foto: Reprodução

Que tal dar um fim nas lágrimas que correm no rosto toda vez que você precisa picar cebola? Tire a casca, fure a cebola algumas vezes com uma faca, coloque-a no micro-ondas por cerca de 40 segundos e pronto! Corte a cebola sem chorar.

Torrar amendoim

Foto: Reprodução

Gosta de um amendoim torradinho para petiscar com os amigos? Saiba que prepará-los no micro é rápido e simples. Para uma xícara de amendoim, por exemplo, basta colocá-los no forno por 2 a 3 minutos, em potência máxima. Tire, mexa um pouco e deixe por mais 1 ou 2 minutinhos.

Descascar e cozinhar milho

Foto: Reprodução

Sabe aquele milho cozido delicioso que colocamos manteiga e sal? Geralmente, passamos um certo trabalho para tirar a casca e os "cabelinhos", além de demorar para cozinhar na água. Para simplificar, corte uma de suas pontas, leve-o ao micro-ondas por 5 a 7 minutos, aperte a espiga e o milho sairá da casca facilmente e cozido! Só preste atenção à temperatura para não se queimar.

Tirar a pele do tomate ou pêssego com facilidade

Foto: Reprodução

Coloque o tomate ou o pêssego por 30 segundos no micro e espere cerca de dois minutos antes de descascar. O calor remove a umidade entre a casca e o alimento, fazendo com que ela seja retirada mais facilmente.

Recuperar o mel cristalizado

Foto: Reprodução

Coloque o vidro de mel no micro-ondas e esquente em potência média por 1 a 2 minutos. Cuidado, o mel sai muito quente!


Confira outras dicas do DG Ajuda Você


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.