Primeira infância

Ausência de pais cria riscos para crianças, aponta pesquisa

Dentre os problemas associados à falta dos familiares estão o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas

Por: Estadão Conteúdo
11/10/2016 - 15h00min | Atualizada em 11/10/2016 - 15h00min
Ausência de pais cria riscos para crianças, aponta pesquisa Prefeitura Municipal de Palhoça/Divulgação
Foto: Prefeitura Municipal de Palhoça / Divulgação

Crianças que tiveram pais ausentes nos primeiros meses de vida - seja por morte ou separação do casal - correm mais risco de fumar e consumir bebidas alcoólicas antes da adolescência, de acordo com um novo estudo liderado por cientistas do University College London (Reino Unido). Estudos anteriores já sugeriam que adversidades durante a infância têm impacto negativo na saúde física e mental quando os indivíduos chegam à idade adulta. A ausência dos pais também já havia sido ligada a um risco aumentado de uso de álcool e tabaco na adolescência e na idade adulta.

Ainda não havia sido esclarecido, entretanto, até que ponto a ausência dos pais na primeira infância era um fator de risco para o início ainda mais precoce de comportamentos pouco saudáveis. Não se sabia se os impactos na saúde da criança são diferentes quando a ausência é do pai ou da mãe, ou se variam segundo o sexo da criança, ou com a idade da perda. A "ausência parental" foi definida como a "perda" do pai ou da mãe antes de a criança completar sete anos.

Leia mais:
Conheça a escuta ativa, técnica usada pelo príncipe William sempre que fala com o filho
Avós criam site para ajudar outros avós na relação com os netos

Os cientistas obtiveram dados de quase 11 mil crianças e constataram que mais de 25% delas haviam sofrido a "perda" de um dos pais até os sete anos. A análise dos dados mostrou que, entre as crianças que tiveram pais ausentes antes dessa idade, a probabilidade de fumar antes dos 11 anos foi 100% maior, enquanto a probabilidade de beber álcool foi 46% maior. A maior parte das crianças não teve contato com o fumo até os 11 anos. Entre os que experimentaram, a maioria era de meninos. 

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.