Seu Olhar

Buenos Aires reflete a influência da arquitetura europeia

A capital da Argentina é um dos destinos internacionais mais procurados pelos gaúchos. A seguir, confira os relatos dos nossos leitores.

11/10/2016 - 03h03min | Atualizada em 11/10/2016 - 17h51min

Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.

Jusandra Duarte Pinheiro Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

Andando pelo centro histórico e por bairros mais antigos de Buenos Aires, nota-se a influência da arquitetura da Europa, que tornou a capital portenha a mais europeia das Américas. A seguir, alguns destaques:

– No Caminito, em La Boca, encontramos casas que chamam atenção pelo seu extravagante colorido. Foi ali, nesse bairro boêmio, que nasceu o tango e onde fica o famoso estádio La Bombonera.

– Sede do governo argentino, a Casa Rosada (foto) também é um museu, com obras de artes dos principais artistas sul-americanos. Em frente, está a Plaza de Mayo, e, em volta, a Catedral Metropolitana e El Cabildo, edifício histórico fundado em 1812.

Leia também
Quatro dicas para viver Buenos Aires como os portenhos
Hospedagem na Argentina fica mais barata para turistas estrangeiros

– O imponente Obelisco fica no centro da Avenida 9 de Julio, que chama atenção pela sua largura, com 10 pistas. Próximo dali, está o famoso Teatro Colón. Um espetáculo imperdível é o show no El Señor Tango, onde aprendemos tudo sobre a dança.

– No sofisticado bairro La Recoleta, fica o cemitério homônimo onde está sepultada Evita Perón.

– Um passeio incrível é navegar no estuário do Prata. Saindo do porto de Buenos Aires até a cidade de Tigres, passa-se por inúmeras ilhas da foz contemplando, às margens, casas de veraneio e seus decks.

– Aliás, a antiga zona portuária, Puerto Madero, foi modernizada e tem ótimos restaurantes e lojas de grife.

– Aos domingos pela manhã, vale a pena visitar a feira de antiguidades de San Telmo.

– Cafeterias e livrarias estão em todos quarteirões da cidade, que recebe a todos de braços abertos.

Perfil: Jusandra Duarte Pinheiro, 64 anos, é psicóloga em Charqueadas

Lugares que conhece: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Morro de São Paulo, Belo Horizonte e cidades sacras, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Londres, Paris, Roma, Veneza, Florença

Ainda pretende conhecer: Leste Europeu, Portugal, Espanha, Nova Zelândia

Leia mais relatos de leitores

Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"Localizada na Plaza de Las Naciones Unidas, junto à Faculdade de Direito, La floralis genérica é a primeira escultura em movimento da Argentina, obra do arquiteto Eduardo Catalano. É impressionante vê-la abrir com os primeiros raios de sol da manhã e encantar-se com seu esplendor ao entardecer!"

Eudes Vinícius e Valquíria
De Santa Maria, em janeiro de 2016

Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"Em Puerto Madero, está atracada desde 1994 a Fragata Sarmiento, embarcação construída na Inglaterra em 1897 que, atualmente, serve como museu. O nome é uma homenagem ao presidente argentino Domingo Faustino Sarmiento, que fundou a Escuela Naval Militar, em 1872. Atrás da fragata, é possível ver os imponentes prédios construídos na zona portuária e que remodelaram esta belíssima cidade."

Alexandre Diesel Bender e Deise Osório Figueiredo
Em dezembro de 2014


Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"El Rosedal fica localizado no bairro de Palermo e faz parte do complexo do Parque Tres de Febrero. Inaugurado em 1914, é perfeito para passear e observar a beleza de jardins, esculturas e fontes. O parque fica cercado e é muito bem cuidado e conservado. No local, há diversas espécies de rosas que, na primavera, mostram sua beleza."

Sinthia e Frederico Ritter
De Porto Alegre, em julho de 2016

Curta a página do Caderno Viagem no Facebook


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.