Acerte os ponteiros

Começou o horário de verão

Relógios foram adiantados em uma hora na virada deste sábado para domingo; medida se estende até 19 de fevereiro

Por: Zero Hora
16/10/2016 - 01h13min | Atualizada em 16/10/2016 - 11h45min
Começou o horário de verão Camila Domingues/Especial
Foto: Camila Domingues / Especial

O horário de verão começou neste domingo em 10 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e no Distrito Federal. Os relógios devem ser adiantados em uma hora até o dia 19 de fevereiro.

Trata-se da 41ª vez que o país adota o esquema com o intuito de estimular o consumo consciente de energia elétrica para economizá-la.

Leia mais:
Quando a hora a menos na virada para o horário de verão faz diferença
Horário de verão tem início em 16 de outubro e dura até fevereiro de 2017

No Rio Grande do Sul, as concessionárias projetam economia de energia de cerca de 0,5%. A CEEE estima uma redução de 0,7%, o que corresponde ao consumo de cerca de 40 mil habitantes ou à necessidade de energia para abastecer um município do porte de Charqueadas ou Torres por 126 dias.

Na RGE, a previsão é de economia de 0,4% nas 255 cidades atendidas pela concessionária. Já na região da AES-Sul, projeta-se redução de 0,5% no consumo. o que equivale ao consumo residencial de uma cidade de 35 a 40 mil habitantes, como Itaqui ou Rosário do Sul na Fronteira Oeste, ou Estância Velha na Região Metropolitana.

O governo federal estimar economizar R$ 147 milhões com a medida. O horário de verão vigora nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Leia as últimas notícias


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.