Os laureados

Prêmio Nobel 2016: veja quem são os vencedores divulgados até agora

Fundação sueca já divulgou os merecedores do título nas áreas da Medicina, Física e Química

05/10/2016 - 10h17min | Atualizada em 05/10/2016 - 10h46min

Nesta semana a Fundação Nobel já divulgou os vencedores de três das áreas homenageadas pelo prêmio internacional em 2016. Os laureados com o Prêmio Nobel são escolhidos anualmente, por comitês suecos e noruegueses, em reconhecimento aos avanços culturais e científicos que suas obras possibilitaram.

O primeiro premiado a ser anunciado, na última segunda-feira, foi o japonês Yoshinori Ohsumi, 71 anos, que levou o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia por seus estudos sobre autofagia.

Foto: Jiji Press / AFP

Na terça-feira foram divulgados os merecedores do título Nobel de Física: os britânicos David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz, que trabalham em universidades americanas. O trio conquistou o título devido às pesquisas sobre as fases exóticas da matéria — que podem contribuir para a descoberta de novos materiais utilizados na tecnologia.

Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

O mais recente anúncio, feito na manhã desta quarta-feira, foi o prêmio Nobel de Química, também dedicado a um trio de pesquisadores europeus. O francês Jean-Pierre Sauvage, o britânico Fraser Stoddart e o holandês Bernard Feringa foram laureador pelo desenvolvimento de máquinas moleculares.

Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

Na próxima sexta-feira será divulgado o vencedor do prêmio Nobel da Paz e, na segunda-feira, o merecedor da homenagem na área das Ciências Econômicas. O prêmio Nobel de Literatura deve ser anunciado em 13 de outubro.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.