Previsão do tempo

Quarta-feira ainda será de chuva, mas tempo melhora na quinta

Os maiores acumulados do Rio Grande do Sul estão previstos para área entre a Serra e a fronteira com a Argentina

Por: Zero Hora
19/10/2016 - 07h11min | Atualizada em 19/10/2016 - 07h54min
Quarta-feira ainda será de chuva, mas tempo melhora na quinta Ronaldo Bernardi/Ronaldo Bernardi
Dia amanheceu chuvoso na Capital  Foto: Ronaldo Bernardi / Ronaldo Bernardi

A quarta-feira ainda será muito chuvosa em todo o Rio Grande do Sul. O maiores acumulados estão previstos para a metade norte do Estado, entre a Serra e a fronteira com a Argentina, segundo a Somar Meteorologia. O risco para queda de granizo ainda é grande, e há chance para mais rajadas de vento de moderada a forte intensidade.

Embora em algumas áreas do Estado o volume de chuva ainda possa ultrapassar 100 mm, deve chover menos do que no começo da semana em Porto Alegre — entre 15 e 25 mm. A amplitude térmica também segue baixa, ou seja, é sutil a diferença entre as temperaturas mínima e máxima. Amanheceu com 19°C na Capital, e a previsão é de que os termômetros não marquem mais do que 23°C. Em São Borja, pode chegar a 28°C.

Leia mais:
Prefeitura de Imbituba decreta situação de emergência
Na cheia do Rio Caí, duas famílias e um desejo: voltar para casa
Em 10 horas, Região Metropolitana teve mais de 1,2 mil raios

A instabilidade é resultado de alta umidade, vinda da Amazônia, e do sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. O meteorologista Celso Oliveira explica que essas condições ocorrem desde o final de semana em função de um bloqueio atmosférico:

— Ventos a mais de 10 quilômetros de altura estão segurando esse sistema sobre o Rio Grande do Sul, não deixam ele se deslocar.

A boa notícia é de que o bloqueio deve se romper nesta quinta-feira, quando ainda pode chover, de forma mais fraca, principalmente na divisa com Santa Catarina. Haverá formação de névoa pela manhã, com um começo de dia frio, mas o sol aparece ao longo do dia, deixando as temperaturas mais agradáveis.

— Vai vir uma massa de ar frio. Mas como estamos no final de outubro, ela só deve tornar a madrugada fria — diz.

Ainda pode chover fraco na sexta-feira e no sábado, de forma bem pontual, e no domingo, haverá mais instabilidade. 

Leia as últimas notícias do dia

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.