Operação de peso

Três elefantes presos em depósito de água são resgatados na China 

Dois animais adultos e um filhote passaram pelo menos um dia na água

Por: AFP
13/10/2016 - 11h27min | Atualizada em 13/10/2016 - 11h50min
Três elefantes presos em depósito de água são resgatados na China  China OUT/AFP
Depósito de água tinha cerca de cinco metros de profundidade Foto: China OUT / AFP

Dois elefantes adultos e um filhote foram resgatados no início desta semana, após terem caído por razões ainda desconhecidas em um depósito de água nas montanhas de Xishuangbanna, região que abriga os únicos elefantes selvagens da China, na fronteira com Laos e Mianmar.

A administração local das florestas acredita que os dois adultos tentavam recuperar o pequeno, que teria ficado preso no depósito retangular de cinco metros de profundidade, quando também acabaram presos.

Leia mais:
Conheça o gato de 31 anos, que pode ser o gato mais velho do mundo

Os animais foram encontrados por habitantes de uma localidade próxima na segunda-feira. De acordo com os moradores, o depósito estava cercado por outros elefantes que, agitados, balançavam as trombas. As fotos tiradas no local mostram o pequeno elefante praticamente submerso, com apenas a tromba fora da água.

— Temíamos que morresse de cansaço — afirma Xiong Chaoyong, responsável do centro de proteção de elefantes da província de Yunnan.

Equipe de resgate demoliu parte da parede do reservatório para possibilitar a saída dos animais Foto: China OUT / AFP

Inicialmente a administração florestal planejou jogar sacos de areia a partir de um helicóptero para criar uma espécie de escada artificial. Mas as fortes chuvas impediram o helicóptero de decolar. Para ganhar tempo, os socorristas conseguiram esvaziar parte do depósito. 

No dia seguinte, terça-feira, foi escavada uma saída de emergência na parede do depósito. Para permitir que os operários trabalhassem em segurança, os moradores locais soltaram fogos de artifício para afastar os outros elefantes presentes no local.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, a China conta com 300 elefantes que vivem na natureza na província de Yunnan.

Filhote estava praticamente submerso na água Foto: China OUT / AFP


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.