Enem 2016

USP amplia número de vagas oferecidas pelo Sisu

Universidade ampliou para 2.338 o número de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) no processo seletivo 2017

Por: Rossana Silva - Especial
18/10/2016 - 08h12min | Atualizada em 18/10/2016 - 08h12min
USP amplia número de vagas oferecidas pelo Sisu Marcos Santos/Divulgação
Aluno de Ensino Médio visitam a USP na Feira das Profissões 2016 Foto: Marcos Santos / Divulgação

Com o objetivo de buscar novos alunos em todo o país, universidade ampliou para 2.338 o número de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) no processo seletivo 2017

Ingressar na melhor universidade da América Latina depois de fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um dos 106 municípios do Rio Grande do Sul é uma ideia mais palpável neste ano.

A Universidade de São Paulo (USP) ampliou para 21% o número de vagas do vestibular 2017 para candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), tornando-se uma opção viável para os 419.485 estudantes gaúchos inscritos para realizar a prova.

— A busca por talentos passa a atingir todo o país, além do Estado de São Paulo e Estados do entorno — afirma o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, por e-mail.

Leia mais
Enem concentra prova de Humanas em temas sociais
Cartilha de Redação do Enem é divulgada
RS tem a sexta melhor média entre escolas participantes do Enem

Com excelência reconhecida em diversos rankings (o mais recente deles, da consultoria britânica de educação superior Times Higher Education, divulgado em julho), a instituição oferecerá 2.338 vagas para candidatos que tiverem bom desempenho no Enem. As outras 8.734 serão reservadas para candidatos aprovados no vestibular. O ingresso por meio do Sisu é válido para todas as unidades da USP, com exceção do Instituto de Física, da Escola de Engenharia de São Carlos e da Faculdade de Medicina.

Este é o segundo ano em que a USP adota o Sisu como um dos critérios para ingresso na instituição. Na seleção passada, 32 das 42 unidades de ensino e pesquisa aderiram ao sistema, oferecendo vagas em 105 cursos. Das 1.489 vagas destinadas ao Sisu, 814 (55%) foram preenchidas.

Na última seleção, os ingressantes do Sisu obtiveram uma média geral de 716 pontos (de um total de 1 mil possíveis) e as notas em todas as provas do Enem foram acima de 500.

— O ingresso via SiSU é uma maneira adicional de buscar melhores estudantes, principalmente, entre os oriundos de escolas públicas — explica Hernandes.

Auxílio permanência

¿ Estudantes de baixa renda aprovados pela USP podem contar com o Programa de Apoio de Permanência Estudantil (PAPFE), um conjunto de auxílios para fornecer condições para que o estudante possa se estabelecer na universidade.

¿ A iniciativa disponibiliza bolsas para alunos de graduação que apresentem vulnerabilidade socioeconômica.

¿ Dentre os auxílios disponíveis estão o apoio para moradia, transporte e alimentação.

Veja mais informações

Distribuição da oferta

As 2.338 vagas reservadas para o Sisu serão distribuídas em três modalidades

597 para ampla concorrência

1.155 para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas

586 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI)

Veja o detalhamento das vagas do SiSU

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.