As cidades gaúchas devem começar a ter um aperitivo do verão nesta quinta-feira. Baixa umidade do ar e temperaturas cada vez mais elevadas podem atingir a maior parte das regiões do Estado.
No Noroeste é onde devem ser verificadas as temperaturas mais altas. Em Santa Rosa, os termômetros podem atingir os 33ºC. Tanto nessa área como na Região Central e na Fronteira Oeste, a umidade do ar pode ficar muito baixa, em torno dos 30%.
– No Rio Grande do Sul geralmente tem um corredor de umidade que ameniza esses períodos mais secos, então (o ar mais seco) não é uma situação muito frequente – explica a técnica em meteorologia da Somar Patricia Vieira.
Leia mais:
Estudo diz que 2016 deverá ser o ano mais quente da história
Há vagas temporárias para trabalhar na praia: saiba como concorrer
Outro fenômeno pouco frequente é a grande amplitude térmica que tem marcado os últimos dias no Estado, e deve se repetir nesta quinta-feira. Em Iraí, no Norte, a variação poderá ser de 20°C – mínima de 13°C e máxima de 33°C.
Em Porto Alegre, a tarde também deve ser quente. A previsão é de que a temperatura atinja os 28ºC. A única região a escapar do calor mais intenso pode ser a Serra, onde as máximas devem variar entre 22º e 24ºC.