Viver SC

Cores e detalhes das casas históricas de São Francisco do Sul compõem cenário inspirador 

Centro histórico da cidade mais antiga do Estado é parada obrigatória 

04/01/2017 - 06h40min | Atualizada em 04/01/2017 - 06h40min
Cores e detalhes das casas históricas de São Francisco do Sul compõem cenário inspirador  Leo Munhoz/Agencia RBS
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS  

Roteiro de parada obrigatória no Norte do Estado, o Centro Histórico de São Francisco do Sul é um lugar para se caminhar com calma e observar cada detalhe, das pedras das ruas ao topo das casas tombadas pelo patrimônio cultural brasileiro.

A arquitetura é de um período de transição. Segundo a presidente da Fundação Cultural de São Francisco do Sul, Daia Carvalho, a identidade dos prédios sofreu intervenções ao longo dos anos.

– Nós temos uma série de elementos ligados tanto com a arquitetura luso-brasileira quanto à influência alemã que é muito presente na nossa região. Os detalhes são variados, o que a gente chama de arquitetura eclética. Lá tem uma série de elementos arquitetônicos não só na estrutura mas também na questão estética – diz.

O Centro Histórico de São Francisco do Sul, cidade mais antiga de Santa Catarina, é muito representativo para a memória e história do Sul do Brasil. Muitos prédios como o Museu Nacional do Mar são remanescentes de uma época em que a cidade era economicamente mais potente. A característica de cidade portuária também está muito presente.

Leia também:

Rotina de pai eletricista e filho bailarino remete às principais vocações econômicas de Joinville

Saiba como a arquitetura de Balneário Camboriú ajudou a cidade a virar vitrine para turistas

Pastel de tangerina e cerveja da melhor qualidade: fotógrafa do DC dá  15 dicas de lugares imperdíveis no Vale do Itajaí

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.