Recortes de Viagem

Dia de lembrar o Terno de Reis

Antiga tradição mantida em Canela integra o Sonho de Natal

06/01/2017 - 08h08min | Atualizada em 06/01/2017 - 08h08min
Dia de lembrar o Terno de Reis Sonho de Natal / Divulgação/Divulgação
Foto: Sonho de Natal / Divulgação / Divulgação  

Desde que criei o blog (agora coluna), há alguns anos, faço questão de lembrar a data: 6 de janeiro é Dia de Reis e, portanto, de Terno de Reis.

A antiga tradição açoriana é uma das lembranças mais queridas de minha infância interiorana e é ela um dos eventos da semana de encerramento do Sonho de Natal em Canela (o Terno também é lembrado em muitas cidades de tradição portuguesa). 

Na cidade da Serra, o Terno de Reis é encenado pela Família Seibt há quase seis décadas. A apresentação gratuita, hoje, será às 19h no Grande Hotel Canela. O Sonho de Natal termina neste domingo, dia 8.

Bolo-Rei, outra tradição portuguesa

Por aqui, eu nunca vi, mas recebi um link sobre lugares onde provar, no Rio de Janeiro, o Bolo-Rei, iguaria portuguesa com frutas cristalizadas, uva passa, casca de laranja ralada, pinoli, nozes, amêndoas picadas, conhaque ou vinho do Porto...

Ele representaria, com seus ingredientes, os presentes levados pelos Reis Magos ao Menino Jesus (ouro, incenso e mirra).

Os lugares indicados pelo site Diário do Rio, que também podem servir para um roteiro gastronômico na cidade:

- Kurt-Leblon
- Confeitaria Rita de Cássia
- Casas do Talho, no Leblon e na Gávea
- The Bakers-Copacabana

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.