Decisão judicial

Justiça federal suspende concurso público da EPTC

Juiz pede que profissionais da área de arquitetura e urbanismo possam concorrer a vagas previstas

Por: Zero Hora
12/01/2017 - 00h18min | Atualizada em 12/01/2017 - 11h48min
Justiça federal suspende concurso público da EPTC Lívia Stumpf/Agencia RBS
Foto: Lívia Stumpf / Agencia RBS  

A Justiça Federal aceitou pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), realizado com ação civil pública, e decidiu suspender o concurso público de número 01/2016 aberto pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ainda em 2016. A decisão foi tomada na última terça-feira.

Leia mais:
Espaço do Trabalhador: Aeronáutica tem 173 vagas para sargento
Edital do concurso da Susepe será publicado segunda-feira
Concursos públicos no RS oferecem 853 vagas com salários de até R$ 12 mil

O despacho assinado pelo juiz federal substituto Bruno Brum Ribas, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre, determina também a retificação do edital, para permitir a participação de profissionais da arquitetura e do urbanismo, portadores de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Ordena ainda a reabertura de prazo de 30 dias para inscrição dos candidatos interessados.

Para justificar a decisão, o magistrado afirma, no documento, que "o exercício dos cargos em referência comporta atribuições que se enquadram no desempenho de atividades técnicas atribuídas aos profissionais de arquitetura e urbanismo".

Dessa forma, esses profissionais poderão concorrer ao cargo de engenheiro de segurança do trabalho. 

Segundo a EPTC, foi negada tutela de urgência para que profissionais da arquitetura e urbanismo também possam concorrer ao cargo de Engenheiro Civil.

Em um primeiro momento, o concurso da EPTC, que prevê vagas para 24 cargos, estava recebendo inscrições entre os dias 7 de novembro e 8 de dezembro de 2016. Conforme o site do órgão, as inscrições haviam sido prorrogadas até o dia 2 de janeiro.

A EPTC informou que foi notificada da decisão judicial e que irá cumpri-la. As novas datas das provas devem ser divulgadas nos próximos dias.

*Zero Hora


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.