Educação

MEC retira botão para acessar a lista de aprovados do site do Prouni e gera reclamações

 Ministério disse que a lista "não foi publicada ainda"

06/02/2017 - 12h14min | Atualizada em 06/02/2017 - 12h42min
MEC retira botão para acessar a lista de aprovados do site do Prouni e gera reclamações Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução  

Embora um botão para o acesso da lista de aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) tenha aparecido no site do programa na manhã desta segunda-feira, data em que a lista deve ser divulgada, candidatos não conseguiram visualizar o conteúdo. A dificuldade de acesso motivou uma série de reclamações, mas o Ministério da Educação (MEC) argumenta que a lista "não foi publicada ainda".

Candidata a uma vaga no curso de Psicologia da Feevale ou da Unisinos, Duane Hendges relatou que, quando clicava no botão para visualização da lista, o site do Prouni a redirecionava para a página inicial.

— Entrava a mesma página — afirmou Duane, que tenta acessar a lista desde as 9h. Depois, o botão desapareceu do site, conforme a candidata. 

Leia mais:
Pesquisa na internet ajudam a comprar material escolar mais barato 
Hora de se preparar para a escola

De olho na página do Prouni desde as 6h, a estudante de Direito da PUCRS Eduarda Abreu enfrentou o mesmo problema. Ela disse que visualizou o botão, mas que, ao clicar nele, foi redirecionada para a mesma página.

— Parecia que eu estava dando F5 — relatou a candidata.

Ela está no quinto semestre do curso e espera conquistar uma vaga no Prouni para poder aliviar as contas, que ficaram apertadas com os aumentos anuais da mensalidade. Devido ao problema no site, Eduarda tentou acessar a lista pelo aplicativo do programa no celular, mas também não conseguiu.

Reação nas redes sociais

O problema também foi comentado por candidatos no Twitter. "Site do #PROUNI resolveu brincar de pique esconde só pode....", comentou um usuário. "Só queria que esse Prouni parasse de zoar com a minha cara", reclamou outra.

O fato de o botão ter sido tirado do site foi um dos motivos dos comentários no microblog. "Tiraram a opção de 'ver resultado', era só uma pegadinha! Cadê as câmeras?#ProUni#ProUni2017", tuitou um usuário. "Agora o #Prouni não está mostrando nem a opção de ver o resultado. Que maravilha", ironizou outra.

MEC diz que lista "não foi publicada ainda"

A assessoria de imprensa do MEC afirmou que não há nenhum problema no site do Prouni e que a lista de candidatos aprovados na primeira chamada do programa "não foi publicada ainda". O fato de o botão para o acesso da lista ter sido incluído e retirado da página não foi comentado.

 Conforme o MEC, o conteúdo "está sendo preparado para publicação". A pasta acrescentou ainda que, conforme o edital do programa, "não há horário específico para publicação do resultado, que ocorrerá no decorrer do dia".

Prouni oferece mais de 200 mil vagas

O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste processo seletivo, são oferecidas 214.110 bolsas de estudo, número que representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 20 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados ainda terão a chance de participar da lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Leia as últimas notícias

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.