Combustível limpo

Novo Focus Elétrico tem 145cv e a bateria é carregada em 30 minutos

Veículo tem conectividade SYNC 3 e possibilita localizar, travar e destravar o carro remotamente através de aplicativo.

14/02/2017 - 10h00min | Atualizada em 14/02/2017 - 10h00min
Novo Focus Elétrico tem 145cv e a bateria é carregada em 30 minutos Divulgação/Ford
Motor elétrico é de 145cv e bateria de 33,5 quilowatts ¿ capacidade quase 50% maior que a do seu antecessor Foto: Divulgação / Ford  

A Ford iniciou a venda do novo Focus Elétrico no mercado europeu, com um sistema avançado de bateria que permite recarregar até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos. A autonomia do veículo, com carga completa, é de 225km.

— O veículo pode ser recarregado no mesmo tempo que o motorista leva para tomar um café e comer um pedaço de bolo — diz o vice-presidente de desenvolvimento do produto da Ford Europa, Joe Bakaj. 

Ele explica que com a bateria aprimorada e o sistema de carregamento rápido, o novo Focus Elétrico é um carro familiar com emissão zero e autonomia que atende as necessidades reais dos usuários. 

Lançado na Europa em 2013, esse modelo foi o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito naquele continente. Na América do Norte, o Ford Focus é produzido desde dezembro de 2011. Ele é um dos 13 veículos globais eletrificados que a empresa programou para os próximos cinco anos, incluindo um utilitário esportivo com autonomia estimada de pelo menos 480km, em 2020. Outros modelos são a nova van Transit Custom plug-in híbrida, com previsão de produção comercial em 2019, testada atualmente em um projeto em Londres, e uma versão híbrida do Mustang.

O novo Focus Elétrico conta com motor elétrico de 145cv e bateria de 33,5 quilowatts — capacidade quase 50% maior que a do seu antecessor. Tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento líquidos, que aumentam a eficiência energética e prolongam o ciclo de vida da bateria.

O novo conector de carregamento rápido usa o sistema padrão da indústria (CCS - Sistema Combinado de Carregamento), que permite plugar o Focus Elétrico em pontos de carregamento rápido nas estradas e paradas de descanso na Europa. Usando o mesmo conector em um ponto de carregamento residencial (com corrente alternada de 32 A), é possível fazer a recarga total do Focus Elétrico em 5 horas, para uma autonomia de 225km.

Outra opção é fazer uma recarga parcial no período de 3 a 4 horas, que permite rodar 150km. Pesquisas indicam que 90% dos motoristas percorrem menos de 100km por dia, com uma distância média diária por carro de 46km. 

A Ford desenvolve um plano, em parceria com outros fabricantes, para criar a maior rede de recarga de veículos da Europa, com uma expectativa inicial de 400 pontos de carregamento ultrarrápido na região.

O novo Focus vem com o sistema de conectividade SYNC 3, com comandos de voz para áudio, navegação e smartphones, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Ele permite ainda a conexão com relógios inteligentes para verificar o estado da bateria, localizar, travar e destravar o carro remotamente através do aplicativo MyFord Mobile.


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.