Arquitetura

Obra rápida para um espaço que vai funcionar poucos meses

Com soluções para uso pontual, projeto reúne espaço de cursos e convivência

15/02/2017 - 07h00min | Atualizada em 15/02/2017 - 07h00min

O efêmero não precisa ser sinônimo de falta de criatividade, tampouco resultar em um visual improvisado. Para a Casa Roubadinhas, em Atlântida, as arquitetas Fernanda Braccini, Mariane Lima e Anaclara de Azevedo Rodrigues, do escritório Braccini + Lima, buscaram inspiração nos mercados descolados de Nova York e compuseram um cardápio de soluções para os espaços usados para aulas, eventos e convivência.

A casa, um antigo showroom de um empreendimento, foi dividida em espaços para parceiros, praça central e cozinha gourmet.

Leia mais
Estampas botânicas devem ganhar força nos catálogos
Veja como criar ideias com cores neutras e poucos e bons materiais

– Como o clima do Estado é imprevisível, a ideia foi fazer uma área de deque interna, para não se preocupar com as previsões das chuvas frequentes no nosso verão – explica Fernanda.

Na cozinha, o verde tendência de 2017 segundo o catálogo da Pantone foi usado nas bancadas de quartzo. O toque de design fica por conta de cadeiras e banquetas assinadas por Aristeu Pires

Anote a receita

As paredes pretas laterais são com tinta de lousa. Já a divisória que faz o fundo da hortinha é um adesivo.

O piso é um cimentício, que ganhou a decoração de um estêncil branco geométrico para fazer o papel de tapete (veja na foto da cozinha gourmet, no canto direito).

Tire partido do visual do OSB. São mais baratos do que o MDF, sustentáveis e criam um efeito despojado.

Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação

Jardim interno
Acima, o deque e a pérgola de madeira plástica com fechamento de gesso pintado de vermelho é uma proposta que permite o uso do local mesmo em dias de chuva. Abaixo, a cozinha gourmet tem horta com vasos plásticos autoirrigáveis. A casa conta ainda com intervenções artísticas, como o grafite de Maick Seilá

Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação
Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.