The New York Times

Salada cítrica brilhante e colorida

Por: The New York Times
09/02/2017 - 14h18min | Atualizada em 09/02/2017 - 14h18min

É um prazer começar uma refeição com um prato brilhante e colorido.

A pura beleza física de uma preparação, realçada por produtos vibrantes, pode despertar o apetite antes que o aroma e o sabor confirmem sua excelência.

Frutas e vegetais coloridos são fáceis de encontrar no verão, quando há vários tipos de tomates, abobrinha, melões e bagas de todas as tonalidades. No inverno é mais difícil. Romãs e caquis são opções para compensar a batata doce amarela, as abóboras e as verduras opacas e marrons.

Como recompensa, os cítricos de inverno oferecem a variedade mais colorida. Existem grapefruits brancas, cor de rosa e vermelho-rubi. Laranjas-de-umbigo douradas e brilhantes e laranjas-de-sangue. Nomeada por causa de seu interior que pode ir do vermelho entremeado ao escarlate ou o vinho, a laranja-de-sangue tem um toque de vermelho na casca e um sabor inebriante, quase tropical. Uma variedade um pouco mais ácida de laranja-de-umbigo chamada Cara Cara apresenta cor salmão pálido quando cortada. Tangerinas, satsumas e toranjas Minneolas dão ainda mais cor ao espectro dos cítricos.

Quando a vida lhe dá limões, faça uma limonada, como dizem. Quando lhe dá um arco-íris de cítricos, faça uma salada. Saladas de frutas podem soar como sobremesa, que são sempre uma boa ideia, ou algo para acompanhar o café da manhã ou o brunch, mas também podem se transformar em um prato salgado. Abacate e cítricos – normalmente grapefruit ou laranja – formam uma combinação clássica, e muito boa, acompanhada de um vinagrete de chalotas.

Os cítricos podem ser tratados da mesma maneira que os tomates doces e maduros, com sua afinidade natural ao sal e ao óleo. Abaixo, uma abordagem tradicional da Sicília para uma saborosa salada de laranja.

Usar uma variedade de laranjas multicoloridas pode ficar muito bonito, embora para esta salada apenas um tipo possa ser utilizado, como a laranja-de-sangue, por exemplo. Arranje os pedaços em um prato grande. Adicione, em fatias bem finas, erva-doce, salsão e cebola roxa para dar um sabor mais crocante. Em volta, coloque folhas verdes resistentes de inverno, como escarola, se gostar, rúcula ou agrião. Mas o prato também fica gostoso sem qualquer verde. Tempere com azeite de oliva frutado e vinagre de vinho picante, espalhe azeitonas e sal marinho antes de servir.

A ideia é obter uma combinação harmoniosa entre o doce e o salgado. Para passar para o próximo nível, adicione anchovas picadas ou alcaparras e uma pitada de pimenta vermelha esmagada ou algumas lâminas de queijo pecorino envelhecido.

Salada cítrica ao estilo siciliano

Tempo: 30 minutos

Rendimento: seis porções

45 a 60 ml de azeite de oliva

30 ml de vinagre de xerez ou de vinho tinto

Sal e pimenta

2 laranjas-de-umbigo

4 laranjas-de-sangue

2 laranjas Cara Cara

1 grapefruit pequena

1 cebola roxa em fatias bem finas

1 erva-doce em fatias bem finas, suficiente para 1 xícara (cerca de 130 gr)

2 ou 3 talos de salsão macios, cortados finos de maneira angular

Um punhado de azeitonas pretas curadas ou verdes, tipo Castelvetrano, picadas

Folhas verdes de inverno, como radicchio e escarola (opcional)

Uma pitada grande de sal marinho

1. Faça o vinagrete: misture o azeite e o vinagre em uma pequena tigela. Tempere com sal e pimenta e reserve. Deve ficar azedo, mas não com muito gosto de vinagre. Experimente e coloque um pouco mais de azeite se for necessário.

2. Para descascar as frutas cítricas, use uma faca com serra pequena. Primeiro, corte uma fatia fina da casca em cima e em baixo da laranja, assim ela pode ficar plana e segura na tábua de corte. Use o movimento de serrar para cortar a casca de cima para baixo, seguindo a curva da fruta. Remova apenas a casca e a parte branca, não a carne da laranja. Ela deve ficar nua e no formato de uma esfera perfeita. Descasque as outras laranjas e grapefruits da mesma maneira.

3. Com cuidado, corte fatias dos cítricos transversalmente. Arranje as fatias em um prato grande de modo aleatório, deixando que se sobreponham. Espalhe as cebolas, a erva-doce e o salsão sobre elas. Adicione as azeitonas. Arranje as folhas verdes em volta, se for o caso.

4. Misture o vinagrete e espalhe de maneira uniforme sobre a salada. Polvilhe de leve com o sal e sirva.

Por David Tanis

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.